Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/08/21 às 8h50 - Atualizado em 16/08/21 às 8h50

Caminho das Escolas chega ao Núcleo Rural Lamarão

Pavimentação foi inaugurada neste sábado, 14 de agosto

 

Moradores do Núcleo Rural Lamarão, no Paranoá, comemoraram a pavimentação do acesso à comunidade. A obra, que teve um investimento de R$ 4,7 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF),  foi executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF). Representantes do Sistema Agricultura do DF, formado pela Emater, Ceasa e Seagri, participaram da solenidade de entrega da obra, com a presença do governador Ibaneis Rocha, e festejaram a conquista para área rural.

 

A nova estrada, que agora possui quase cinco quilômetros de extensão asfaltados, faz parte do projeto Caminho das Escolas. O asfalto chega na porta da Escola Classe Lamarão e vai beneficiar funcionários e alunos. A pavimentação da VC-441 era uma demanda de aproximadamente 40 anos, que agora foi atendida e vai beneficiar aproximadamente mil pessoas da região, além de alunos e professores, também produtores rurais da área do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF).

 

Construída por meio de emenda parlamentar do deputado distrital Reginaldo Sardinha, a estrada vai facilitar o tráfego dos condutores que vêm de Unaí (MG) e de outras cidades mineiras, como Cabeceira Grande, Buriti de Minas e Palmital. Durante o evento, o governador enfatizou a importância que a via asfaltada terá para facilitar o bem-estar da população local.

 

“Cresci e estudei no campo, e era muito difícil. Essa dificuldade víamos aqui nas áreas rurais do DF, mas isso mudou pela vontade de trabalhar, pelo reconhecimento ao trabalhador do campo. Entregar dignidade para se viver na área rural”, ressaltou Ibaneis.

 

Pela Emater-DF, estiveram presentes a presidente, Denise Fonseca, o gerente Regional Leste, Mateus Miranda, e os gerentes dos escritórios do Jardim, Rafael Ventorim, do Rio Preto, Eduardo Damásio, do PAD-DF, Marconi Moreira, e de Tabatinga, Alessandro Rangel. “É gratificante participar de um governo tão atento com nossa área rural e tão presente”, afirmou Denise. O programa Caminho das Escolas está arrumando 22 vias que dão acesso a escolas em diversas áreas rurais do DF.

 

A presidente e os gerentes da Emater-DF participaram do evento de inauguração

 

Melhorias nas redondezas

Desde junho deste ano, os produtores rurais da região PAD-DF e condutores de veículos, em geral, transitam pela DF-285 com mais segurança e conforto. Executada em uma extensão de 13,5 km até o entroncamento com a DF-100, a pavimentação beneficiou cerca de cinco mil motoristas diariamente. Esse trabalho, que teve o investimento R$ 20,6 milhões, abrangeu a pavimentação de duas faixas de rolamento, a construção de acostamento e execução da sinalizações horizontal e vertical.

 

* Com informações do DER-DF e da Agência Brasília

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br