A Ouvidoria da Emater-DF apresentou, nesta quarta-feira (31), o Relatório de Atividades do 2º trimestre de 2024, revelando um índice de aceitação positiva entre os produtores rurais do Distrito Federal, com 65% das manifestações sendo elogios. O relatório foi divulgado durante o projeto Café Rural, em um evento para os empregados no edifício-sede da Emater-DF, na Asa Norte. Na ocasião, também foram abordados temas como a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
De acordo com o presidente da empresa, Cleison Duval, a sociedade tem o direito de saber como que os órgãos públicos têm trabalhado. “Precisamos ter o equilíbrio necessário e trabalhar sempre de acordo com os processos legais”, afirmou. Segundo o dirigente, ao mesmo tempo que a LAI prevê o acesso às informações, a LGPD garante a proteção de dados sensíveis. “Temos capacitado nossos empregados para trabalhar com mais transparência e excelência”, acrescentou.
Já o ouvidor da Emater-DF, Orlando de Paula, diz que a empresa é campeã de elogios do GDF. “Nosso trabalho é muito bem recebido e reconhecido pela sociedade rural do DF”, explicou. Além disso, a celeridade das respostas eleva admiração da empresa junto ao público. “Levamos, em média, 11 dias para responder às manifestações, quando o tempo previsto em lei é de 20 dias”, disse.
A monitora da LAI na Emater-DF, Denise Fonseca, comemorou o apoio que a direção da empresa tem dado ao trabalho. “Essa gestão nos deu condições mais favoráveis e estamos aplicando a lei rigorosamente para dar transparência a todos os nossos gastos, seja com licitações, investimentos em cursos e capacitações não só para os produtores rurais como também para nossos empregados”, observou.
A Ouvidoria da Emater-DF já recebeu, por seis anos consecutivos, o prêmio de 100% de Transparência Ativa do GDF. Os relatórios anuais e trimestrais estão disponíveis no site da empresa.
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br