5/04/23 às 7h11 - Atualizado em 5/04/23 às 7h11

Balanço social aponta que a cada R$ 1 investido na Emater, R$ 6,43 voltam para a sociedade

Emater em Dia de Campo

Para cada real investido na Emater-DF, R$ 6,43 voltam para a sociedade. O cálculo é do balanço social da empresa e foi feito em parceria com a Escola de Políticas Públicas e Governo (EPPG) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado do estudo, que considera valores de exercícios anteriores, reforça o compromisso dos extensionistas, técnicos e colaboradores com o desenvolvimento econômico, social, ambiental e tecnológico das áreas rurais da capital do país. A Emater-DF completa 45 anos de atuação no Distrito Federal nesta sexta-feira (7 de abril).

Diante do resultado do estudo, o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, ressaltou que o trabalho evidencia a importância do papel da empresa no aumento do bem-estar da população, que tem a garantia de um alimento saudável e seguro na sua mesa, e do agricultor, que vê sua renda e qualidade de vida elevadas. “Será um importante instrumento para que possamos captar recursos e aperfeiçoar ainda mais nossos programas e projetos voltados à melhoria da economia no campo, da inclusão social das famílias rurais e da agricultura sustentável”, aponta o presidente.

Orientações de Ater para produtores de bovinocultura

A Emater-DF possui 276 empregados, dos quais mais de 40% possui pós-graduação em nível lato sensu e stricto sensu. Com 15 escritórios locais distribuídos em áreas rurais e nas cidades com maior produção agrícola do Distrito Federal, a empresa atende a aproximadamente 18 mil produtores da capital do país, com cerca de 150 mil atendimentos por ano. A assistência prestada às famílias rurais não se limita aos aspectos técnicos da produção, abrangendo também as áreas social e ambiental.

De acordo com a diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, o balanço é uma forma de reforçar a importância da extensão rural para a economia da capital do país. “Usamos uma metodologia embasada, detalhada e transparente para mostrar que somos uma empresa sólida”, observa. A parceria com a FGV fortalece a seriedade do trabalho, segundo Loiselene. “A Fundação Getúlio Vargas é uma instituição respeitada, que nos dá um forte respaldo no desenvolvimento do balanço social”, acredita.

Metodologia

Durante quatro meses, estudantes da disciplina Desafios Estratégicos de Políticas Públicas, da FGV de Brasília, sob orientação do Professor Doutor Maurin Almeida Falcão, se debruçaram sobre dados, informações e entrevistas com as partes envolvidas, incluindo parceiros, extensionistas e produtores rurais até chegarem a uma fórmula. O  cálculo abrange o fator de geração de renda da ATER continuada, a contribuição da Emater-DF sob o valor Bruto da Produção (VBP) e os resultados dos programas das compras institucionais.

A metodologia utilizada para alcançar o resultado foi o design thinking — uma ferramenta organizada e estruturada para se chegar a soluções para desafios complexos. “Os estudantes se envolveram no projeto, sobretudo após a contextualização da importância da agricultura em nossa sociedade”, observa o professor Maurin.

Foram ressaltadas questões ligadas ao tripé essencial à compreensão do papel da Emater-DF no desenvolvimento rural da cidade. “A segurança alimentar do DF; o incremento do bem-estar dos agricultores e suas famílias; e a possível implementação de uma política de preços mínimos fizeram os alunos analisarem a empresa não apenas a partir dos números expostos em seus balanços, mas também sobre uma leitura mais profunda do relacionamento da empresa com a sociedade e, principalmente, com seu público-alvo”, resume o professor.

O trabalho faz parte do currículo da graduação em Administração Pública da EPPG em Brasília. No quarto período do curso é oferecida a disciplina Desafios Estratégicos de Políticas Públicas e Governança II, ministrada pelas professoras Tatiana Soster e Márcia Araújo. Nessa disciplina, cada grupo de estudantes recebe um desafio estratégico real e deve propor uma ou mais soluções através a utilização da abordagem do design thinking.

Referências

Os balanços sociais e estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) serviram de base para que a Emater-DF iniciar a construção de seus cálculos. “Além disso, a Asbraer [Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica, Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária] nos indicou o pesquisador Adauto Rocha, que forneceu ótimas fontes de estudo e metodologia”, aponta a gerente da Cipla da Emater-DF, Larissa Gomes. A ideia é a de que o Balanço Social se torne série periódica, que permita mensurar o impacto da atuação da Emater no DF.

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.