Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/10/21 às 13h51 - Atualizado em 29/10/21 às 13h51

Assentamento 15 de Agosto recebe ação para contenção de água da chuva

COMPARTILHAR

Obra de escoamento da água das chuvas busca evitar prejuízos nos plantios agrícolas

 

Uma ação de recuperação de solos e contenção de água das chuvas está sendo realizada na região do Núcleo Rural Capão Comprido, em São Sebastião. O projeto e a execução estão sendo viabilizados por meio de parceria entre a Emater-DF, a Secretaria de Agricultura e a Administração Regional de São Sebastião. O objetivo é minimizar o problema com alagamentos que os produtores rurais do Assentamento 15 de Agosto vêm sofrendo nos períodos de chuvas intensas.

 

Segundo a gerente do escritório da Emater-DF em São Sebastião, Maíra Teixeira, no ano passado as propriedades que estão na parte mais baixa do assentamento sofreram grandes perdas de produção de alimentos por conta do volume de água que escoou para dentro das chácaras. Diante disso, a associação dos produtores procurou a Emater-DF em março deste ano para pensar soluções para a situação.

 

“Fomos procurados pelos produtores rurais que tiveram perdas e, em resposta, a Emater-DF elaborou um projeto de contenção da água da chuva e recuperação das estradas”, afirma a gerente. Ela explica que a execução do projeto só foi possível graças às parcerias com a Seagri e a administração regional. A ação de conteção começou no dia 22 de outubro e está chegando na fase de conclusão.

 

 

Seagri, Administração Regional de São Sebastião e a Emater-DF estão trabalhando juntas na ação

 

“Nós visitamos os produtores rurais que foram afetados e é um problema que vem desde 2019”, afirma o administrador regional de São Sebastião, Alan José Valim Maia. “A administração vinha fazendo o trabalho de manutenção das vias, mas a questão dos alagamentos demandava uma ação mais robusta e que está acontecendo agora com essa parceria”, explica Maia.

 

Na obra em execução, está sendo recuperada as vias e realizado o redirecionamento e drenagem das águas. De acordo com os produtores rurais da região, é uma questão que todo ano gera problemas aos produtores, com atoleiros e inviabilização do trânsito por algumas estradas.

 

De acordo com o subsecretário de Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Seagri, Odilon Vieira Junior, esse é um trabalho que mostra claramente a união dos órgãos públicos. “Muitas vezes falta maquinário na secretaria, mas a gente vai atrás de outros órgãos, como o DER. Estamos sempre dando um jeito de solucionar os problemas. Nossa função, enquanto serviço público, é entregar, é melhorar o que precisa ser melhorado. Esse tipo de cooperação mútua possibilita essas ações”, ressaltou. Parte dos maquinários usados foram disponibilizados pela Seagri-DF.

 

Pela Emater-DF, o extensionista rural da Emirton de Araújo Carvalho participou da elaboração do projeto e está realizando o acompanhamento da execução em campo. “Estamos fazendo revitalização de curvas de nível, levantando e cascalhando a estrada para evitar atoleiros e fazendo baciões laterais para conter a velocidade da água”, explica o extensionista. Entre as vias beneficiadas está a estrada que é usada pelo ônibus escolar da região.

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br