A vitamina C é uma das responsável pela absorção de ferro no organismo. Uma goiaba fornce 100% da necessidade diária de vitamina C que o ser humano precisa diariamente. Além disso, a fruta possui alto teor de pectina, uma fibra que aumenta a sensação de saciedade. É o que explica a nutricionista Danielle Amaral, do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da Emater-DF, que promoveu, durante a 1ª Festa da Goiaba, um curso de duas receitas com a fruta: geleia e ketchup. A aula ocorreu no domingo (13) e reuniu cerca de 25 participantes.
De acordo com Danielle, as receitas são uma opção de alimentação mais natural e saudável. “O ketchup é um molho agridoce, portanto, pode ser feito com goiaba. Não usamos óleo, conservantes e a quantidade de açúcar é 70% menor, já que esse ingrediente é usado em alimentos industrializados para aumentar o tempo de validade do produto”, explica. O molho produzido durante o curso apresentava um sabor mais leve, mas sem perder a consistência característica do ketchup.
O Centrer oferece cursos em diversas áreas de gastronomia e boas práticas na manipulação e processamento de alimentos. A maioria das capacitações são voltadas para produtores e trabalhadores rurais — o principal público da Emater-DF — mas também há aulas oferecidas para o público urbano.
Ketchup de goiaba
Ingredientes:
2 kg de polpa de goiabas maduras
02 xícaras (chá) de vinagre
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de cravo-da-índia
2 dentes de alho picados
3 paus de canela
lascas de gengibre (opcional)
Preparo:
– lavar e sanificar as goiabas; retirar as cascas, picar e levar ao fogo com água suficiente para o cozimento da polpa
– retirar do fogo, deixar esfriar
– bater no liquidificador e passar por peneira fina
– fazer uma calda com o açúcar queimado e acrescentar a polpa da goiaba
– levar ao fogo e cozinhar até engrossar
– colocar a canela, o gengibre, os cravos e o alho dentro de um saquinho de pano, adicionar o vinagre e deixar ferver por dez minutos em fogo baixo ou até reduzir à metade
– tirar o saquinho da panela e adicionar o vinagre à massa da goiaba
– ferver por dez minutos
– despejar em vidros previamente fervidos
Se a polpa da goiaba estiver muito grossa, acrescentar um pouco de água.
Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br