Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/10/18 às 17h18 - Atualizado em 29/10/18 às 17h19

Alimentação adequada aumenta produção de leite

COMPARTILHAR

 

A alimentação adequada, aliada a fatores como manejo, genética e sanidade, são os pilares de uma produção robusta de leite. Esse foi o foco da palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo e nutricionista Alexandre Pedroso, na quinta-feira (25), no Centro de Comercialização e Capacitação (CCC). O evento, promovido pela Gerência de Agropecuária (Geagr), reuniu mais de 30 extensionistas de todos os escritórios da empresa.

 

De acordo com Alexandre, o único caminho para a rentabilidade do negócio é o bem-estar animal. “Uma boa produtividade de leite depende diretamente da alimentação oferecida às vacas”, apontou. Alexandre mostrou, com tabelas nutricionais, que é possível chegar a uma média de 18 mil quilos de leite por ano por animal — uma impressionante marca de quase 60 quilos por dia. “Se a vaca seleciona o alimento, separando partes que não aproveita, significa que a dieta não está adequada, ocasionando perda de produtividade”, acrescentou.

 

Para a coordenadora do Programa de Bovinocultura da Emater-DF, Camila Ribeiral, a capacitação dos extensionistas abre um leque de benefícios não só para os profissionais como para os produtores. “Quando nossos técnicos absorvem mais conhecimento, eles se sentem motivados para compartilhar com os produtores rurais. Assim, todos ganham”, concluiu.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br