Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/05/25 às 23h51 - Atualizado em 22/05/25 às 23h51

AgroBrasília recebe representantes de 20 países no Dia Internacional

COMPARTILHAR

Evento reforça protagonismo do Distrito Federal no agronegócio e na geração de tecnologias para o campo

 

 

Com protagonismo crescente no cenário do agronegócio, representantes de 20 embaixadas participaram nesta quinta-feira (22) do Dia Internacional da AgroBrasília — uma visita guiada à uma das maiores feiras de tecnologia e negócios para o campo do Planalto Central. Além da força produtiva, a comitiva conheceu o potencial tecnológico e de pesquisa que transforma a região em referência nacional e internacional.

 

Organizado pela administração da AgroBrasília, com apoio da Secretaria de Relações Internacionais (Serinter), da Emater-DF, da Embrapa e do Ministério da Agricultura (Mapa), o Dia Internacional busca estreitar laços comerciais e promover o agronegócio do DF no mercado internacional.

 

Participaram diplomatas e adidos de países como Argentina, Camboja, Israel, Myanmar, Nepal, Nigéria, República Democrática do Congo, Nova Zelândia, República Dominicana, República Tcheca, Rússia, Alemanha, El Salvador, Belarus, Uruguai, Haiti, Turquia, Venezuela, Trinidad e Sri Lanka.

 

O evento com os embaixadores, ocorreu no auditório Buriti, onde foram apresentados dados e informações sobre as técnicas sustentáveis e as tecnologias do agronegócio brasileiro. Após as apresentações os diplomatas caminharam pelo parque e conheceram de perto a 16ª edição da AgroBrasília, promovida pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF). “Está sendo muito importante e valioso podermos testemunhar o desenvolvimento do setor aqui no DF”, afirmou o adido agrícola da Embaixada da França, Pierre-Adrien Romon. “É também a chance de encontrar autoridades, a Emater, a Embrapa e conhecer mais sobre a agricultura do DF e do Brasil”, completou.

 

Durante o encontro, os diplomatas receberam informações sobre as práticas sustentáveis e as tecnologias de ponta que alavancam a produtividade e a sustentabilidade na região. “Não há dúvidas de que o Distrito Federal assumiu papel de protagonismo no agronegócio nacional, tanto que Brasília foi reconhecida como a melhor cidade para negócios no agronegócio em 2024”, destacou o secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto,

 

Para o presidente da Coopa-DF, José Guilherme Benner, há uma relação direta entre desenvolvimento econômico e a força do agro. “Existe uma correlação entre regiões produtoras e regiões com um PIB maior. É a cultura, a indústria, o transporte. Isso só é possível graças aos investimentos em infraestrutura rural, ao esforço dos produtores, à pesquisa e aos financiamentos disponibilizados”, avaliou.

 

A programação incluiu visitas aos estandes da Embrapa e da Emater-DF, responsáveis por importantes pesquisas e ações de extensão rural no DF. No espaço da Emater-DF, o grupo conheceu o estande institucional e percorreu alguns dos principais circuitos tecnológicos apresentados na feira: Aquicultura, Certificação Orgânica e Bioinsumos, Avicultura, Gestão Ambiental e o Circuito da Agroindústria. Nestes espaços, os diplomatas puderam conhecer tecnologias e inovações com foco na sustentabilidade, produtividade e segurança alimentar.

 

“A presença desses representantes de diversos países aqui reforça a relevância da nossa vitrine tecnológica, onde apresentamos algumas das principais inovações. Este é um momento de troca, de aprendizado e de construção de pontes entre o que realizamos aqui e as práticas adotadas em outras partes do mundo. A organização da AgroBrasília mais uma vez foi muito assertiva com essa iniciativa, que contribui significativamente para o desenvolvimento da nossa área rural”, ressaltou o presidente da Emater-DF, Cleison Duval.

 

Entre os diplomatas, a satisfação foi geral. A embaixadora da República Tcheca, Pavla Haverlíková, destacou: “Nos interessa muito a colaboração, principalmente nas áreas de sustentabilidade, biodiversidade, saúde da terra e recursos hídricos. Foi uma surpresa muito positiva conhecer o tamanho e a força do setor agrícola do DF”.

 

*Com informações da Serinter, da Agência Brasília e da AgroBrasília.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br