Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/11/21 às 21h07 - Atualizado em 24/11/21 às 21h46

Emater-DF realiza Dia de Saúde na Semana do Produtor Rural de Sobradinho

COMPARTILHAR

Trabalhador rural participa da coleta de sangue para exames de saúde

 

Entre as diversas atividades da Semana do Produtor Rural de Sobradinho, produtores da região participaram do Dia Especial de Saúde realizado pela Emater-DF em parceria com a Secretaria de Saúde. Durante a ação, foram realizados exames de sangue como hemograma completo, função hepática (TGO e TGP), função renal (uréia e creatinina) e colinesterase.

 

Semana do Produtor Rural de Sobradinho tem programação especial

 

O Dia Especial de Saúde também teve recolhimento de embalagens de agrotóxicos e palestra com orientações sobre os cuidados na aplicação de agrotóxicos e precauções para evitar problemas de saúde.

 

“Muitas vezes essa ação é o único contato que os trabalhadores rurais têm com o sistema de saúde Às vezes, mesmo sentindo alguns sintomas e mal-estar, eles não procuram atendimento”, afirma a gerente do escritório local de Sobradinho, a agrônoma Clarissa Ferreira.

 

O produtor rural Anésio dos Santos Vieira, do Núcleo Rural Chapadinha, disse já ter tido uma intoxicação aguda na década de 80, quando era trabalhador rural em áreas de grãos. “Hoje, na minha propriedade, não quero saber de usar agrotóxicos”, afirma ele, que também contou sobre algumas práticas que utiliza para evitar a infestação de pragas.

 

Agricultores e trabalhadores rurais de Sobradinho participam de roda de conversa

 

A coordenadora de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde, Joseane Prestes de Souza, orientou os participantes. “Falamos sobre os riscos do uso inadequado dos agrotóxicos até para que eles fiquem cientes do que podem sentir e saibam quando procurar atendimento de saúde”, disse ela.

 

De acordo com ela, também há o risco de que alguns adoecimentos resultantes do uso de agrotóxicos possam surgir após dois, dez ou vinte anos. “Diante disso, passamos a fazer outros exames para identificar algum resultado alterado e ver se é preciso realizar algum tratamento”, explicou a coordenadora de saúde.

 

Equipes da saúde e da Emater-DF durante ação de saúde do trabalhador rural

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br