Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/06/25 às 18h41 - Atualizado em 3/06/25 às 18h51

Adasa, Emater-DF e Caesb iniciam implantação de sistemas de saneamento biodigestores em propriedades rurais de Sobradinho

COMPARTILHAR
Primeira unidade foi instalada no Assentamento Contagem, na Fercal, e marca o início da execução de convênio, que tem foco em saúde pública, sustentabilidade e dignidade no campo

casal de produtores Lúcia Maria Rodrigues e Francisco Rodrigues, moradores do Assentamento Contagem (Foto: Divulgação Adasa)

 

Nesta terça-feira (04/06), foi instalado o primeiro sistema de saneamento biodigestor em uma propriedade rural da Fercal, no Distrito Federal. A ação marca o início da execução do Convênio nº 04/2024, celebrado entre a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), com apoio da Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb).

 

O projeto tem como objetivo ampliar o acesso ao saneamento básico em áreas rurais por meio de soluções sustentáveis e de baixo custo, adaptadas às realidades locais. A primeira unidade foi instalada na propriedade do casal de produtores Lúcia Maria Rodrigues e Francisco Rodrigues, moradores do Assentamento Contagem. A previsão é a de que 67 sistemas de biodigestores sejam implantados na região, beneficiando diretamente dezenas de famílias.

 

Presidente da Emater-DF falou sobre a importância da integração entre os órgãos

A iniciativa integra as comemorações da Semana do Meio Ambiente e representa um avanço significativo na promoção da qualidade de vida no campo, ao proporcionar mais saúde, dignidade e proteção aos recursos hídricos. Por meio do Programa de Saneamento Rural da Emater-DF, criado em 2019 e que agora conta com parceria da Adasa e da Caesb, o acesso ao saneamento rural sustentável no Distrito Federal está sendo ampliado com a entrega de sistemas de biodigestores para tratamento de esgoto em propriedades da agricultura familiar.

 

O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, destacou a importância da união entre as instituições para o avanço do saneamento rural. “Estamos aqui somando esforços em um momento muito significativo, durante a Semana do Meio Ambiente, e justamente em uma área produtiva com forte presença da agricultura familiar. Essa ação representa a integração da dimensão social, ambiental e econômica da extensão rural”, defendeu.

 

Emater-DF, Adasa e Caesb comemoraram o avanço com a parceria

O diretor-presidente substituto da Adasa, Félix Palazzo, também enfatizou o valor do trabalho conjunto entre instituições públicas. “Estamos aqui com diversos setores do governo unidos para apoiar o produtor rural. Quando se agrega valor à produção com boas condições sanitárias, ganha o agricultor, ganha o meio ambiente e ganha toda a sociedade.”, afirmou.

 

“Estou muito feliz de ter sido contemplada com esse sistema de saneamento. É maravilhoso! O que vocês estão fazendo aqui por nós não tem preço. Se fôssemos fazer, não sairia nunca. Isso é uma bênção de Deus. […] A Emater-DF é uma bênção! Sempre fui atendida pela empresa e posso dizer: a Emater quer realmente o bem do produtor. Aqui na roça, é como uma mãezona pra nós”, afirmou Lúcia Maria, moradora há mais de 20 anos no PA Contagem, que também está se preparando para inaugurar sua agroindústria de processamento de hortaliças.

 

 

A representante da Sanear Brasil, Isabela Cantareira, empresa fornecedora dos biodigestores utilizados no projeto, explicou que a tecnologia permite um tratamento eficiente, com mais de 80% de remoção da carga orgânica, superando os padrões estabelecidos pela Conama.

 

“Além disso, o sistema inclui um leito de secagem que permite a retirada anual do lodo de forma simples, com reaproveitamento possível como adubo orgânico. É uma tecnologia comprovada, com mais de 500 mil unidades instaladas no Brasil, inclusive em áreas de difícil acesso, como o Amapá. Estamos aqui para apoiar soluções de saneamento onde elas forem mais necessárias”, destacou.

 

Enquanto a superintendente da Caesb, Aline Oliveira, comemorou o novo momento da companhia. “Esse é um momento muito gratificante para nós. Após garantirmos uma das maiores coberturas de abastecimento e esgotamento sanitário do país, agora conseguimos avançar para as áreas rurais. São muitos desafios, mas com integração e tecnologia, é possível levar saneamento a quem mais precisa.”, destacou.

 

A instalação da primeira fossa biodigestora é o marco inicial de uma ação estruturante que poderá ser replicada em outras regiões do Distrito Federal e do país, servindo de modelo para a expansão do saneamento rural, com impactos positivos diretos na saúde pública, na preservação ambiental e na segurança hídrica. A iniciativa está alinhada às diretrizes Marco Legal do Saneamento, que incentiva a cooperação entre entes públicos e o uso de tecnologias adequadas para ampliar o acesso a serviços essenciais.

 

Segundo o presidente da Emater-DF, até o fim deste ano, a empresa chegará a mil sistemas biodigestores instalados em propriedades do Distrito Federal. A empresa executa o programa com apoio da Adasa, da Caesb e também de emendas parlamentares.

 

*Com informações da Adasa.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br