Parceiros do Produtor de Água no Pipiripau se reúnem para a assinatura de novos contratos. Foto: ANA
A Emater-DF participou nesta terça-feira (19) da cerimônia de assinatura de 52 novos contratos de adesão ao Projeto Produtor de Água no Pipiripau, que aconteceu no Parque dos Pequizeiros, no Núcleo Rural Santos Dumont (Planaltina-DF). A iniciativa tem o objetivo de estimular práticas de conservação do solo e da água em propriedades rurais, garantindo benefícios ambientais, sociais e econômicos para toda a região de Planaltina e Sobradinho.
Com a formalização dos novos contratos, o projeto chega ao alcance de 287 agricultores da bacia do Ribeirão Pipiripau, que é estratégica para o abastecimento das áreas rurais e urbanas de Sobradinho e Planaltina, regiões com forte vocação agropecuária e que contribuem para a produção de alimento no Distrito Federal.
O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, destacou a importância da integração entre as instituições e os agricultores na busca por soluções que conciliem produção de alimentos e preservação ambiental. “É uma satisfação estar aqui presente com todo esse corpo diretivo, reafirmando o compromisso do governo do Distrito Federal em trabalhar em conjunto e em benefício do meio ambiente, para produzirmos alimentos e ainda termos água e água de qualidade”, disse Duval.
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), representada pelo superintendente adjunto de Planos, Programas e Projetos, Henrique Veiga, também destacou a importância das ações do projeto. “Hoje celebramos a assinatura de 52 novos contratos do Produtor de Água na bacia do ribeirão Pipiripau, uma iniciativa que reúne 14 instituições parceiras, com a participação ativa da ANA. Esse é um marco muito importante, pois fortalece o Projeto e evidencia sua relevância para a segurança hídrica do Distrito Federal. Para nós, da ANA, é uma grande satisfação integrar esse esforço coletivo em prol de uma região tão estratégica”, afirmou Veiga.
“Quando um produtor assina contrato com toda essa rede de instituições, ele se integra plenamente a esse sistema. Vocês são condutores, pertencentes a isso, e nosso dever é entregar um trabalho de excelência para cada cidadão do Distrito Federal. A verdadeira excelência não está na Praça dos Três Poderes, mas no cidadão, que é quem sustenta todo esse trabalho”, destacou o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, em seu discurso.
Incentivo ao produtor rural
Equipe da Emater-DF que apoia projeto Pordutor de Água parabeniza produtores contratados
Os agricultores que participam do Produtor de Água recebem pagamento por serviços de proteção de recursos hídricos, seguindo o princípio do Protetor-Recebedor – ou seja, quem realiza ações de conservação de nascentes e mananciais recebe incentivo financeiro por sua contribuição para a sociedade. Desde 2012, já foram investidos mais de R$ 3 milhões em pagamentos a produtores da bacia.
No contrato assinado com o Projeto Produtor de Água, o produtor rural se compromete em receber na sua propriedade ações como construção de barraginhas, terraceamento e plantio de espécies nativas. De acordo com o presidente da Emater-DF, a ideia é que a implantação de fossas sépticas seja também uma dessas ações.
“Temos atuado em ações estruturantes, como a implantação de fossas sépticas na área rural — só este ano vamos chegar a 1.300 unidades, em parceria com a Adasa e a Caesb —, evitando a contaminação do lençol freático e garantindo água de qualidade para a população. E o papel de cada produtor aqui é fundamental: usar a água de forma responsável, produzir alimentos e ainda assegurar disponibilidade para a sociedade”, destacou Duval.
Resultados já alcançados
Entre os principais avanços da iniciativa está a revitalização do Canal Santos Dumont, que reduziu em cerca de 50% as perdas de água por infiltração e evaporação. Essa melhoria trouxe mais eficiência ao abastecimento e ajudou a diminuir conflitos pelo uso da água na região. Outra conquista é a implantação do projeto Produtor de Água na bacia do Descoberto, uma das mais estratégicas para o abastecimento de todo o Distrito Federal.
Parcerias e coordenação
O Projeto Produtor de Água no Pipiripau é coordenado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) atua como secretaria executiva e coordenadora do processo. A Caesb é a financiadora dos pagamentos por serviços de proteção de recursos hídricos aos produtores rurais. Ao total, são 14 instituições parceiras, incluindo a Emater-DF. Cada instituição colabora com a sua expertise e entre os parceiros do projeto estão ainda a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), The Nature Conservancy (TNC), Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Embrapa, DER, Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), Sudeco, Rede de Sementes do Cerrado, Universidade de Brasília (UnB) e a ONG Pede Planta, além do recente apoio do Sicoob.
Os agricultores interessados em participar de iniciativas como essa podem procurar o escritório da Emater-DF mais próximo da sua propriedade e receber orientações sobre práticas de conservação ambiental e acesso a políticas de incentivo.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br