Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/08/25 às 16h28 - Atualizado em 20/08/25 às 16h35

Emater-DF sedia 42ª Assembleia da Asbraer com entrega de veículos e apresentação da Carta de Aracaju

COMPARTILHAR

Evento reuniu representantes de entidades de Ater de todo o país e marcou a defesa da extensão rural pública

 

 

A Emater-DF sediou na última segunda-feira (18) a 42ª Assembleia Geral Extraordinária da Asbraer (Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária). O encontro reuniu dirigentes de entidades de Ater de vários estados e contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e de parlamentar federal.

 

Durante a programação, foram entregues cinco veículos para a Emater-DF, adquiridos por meio de convênio firmado entre o MDA e a Asbraer, reforçando as ações de assistência técnica no campo. Outro momento de destaque foi a entrega ao ministro, pela Asbraer, da Carta de Aracaju, documento que reúne reivindicações estratégicas para garantir a continuidade e o fortalecimento da extensão rural pública no Brasil.

 

Foto: Albino Oliveira/Ascom MDA

Reforço à extensão rural pública

O presidente da Asbraer, Otávio Maia, ressaltou a urgência de apoio do governo federal para assegurar o funcionamento das 31 entidades associadas em todo o país, cujo orçamento anual soma R$ 3,5 bilhões, majoritariamente sustentados pelos estados.

 

“Precisamos ampliar o nosso atendimento e valorizar os profissionais que executam brilhantemente a extensão rural no país. A gente clama por um apoio maior da União, que tem uma capacidade de arrecadação muito maior do que municípios e estados. Temos uma expectativa muito grande no Suater”, reiterou Otávio, em referência ao Sistema Único de Assistência Técnica e Extensão Rural, cuja proposta de lei aguarda envio ao Congresso Nacional.

 

A Carta de Aracaju cobra, entre outros pontos, o encaminhamento imediato do PL do Suater, a priorização de repasses para entidades públicas de extensão, conforme previsto na Lei 12.188/2010 (Pnater), e a recomposição do orçamento da Anater.

 

Foto: Ana Karoliny Barros – Ascom/Asbraer

A minuta do Suater, projeto de lei proposto pelo deputado Joseildo Ramos (PT/BA), já está nas mãos do ministério desde o ano passado com contribuições da sociedade civil e de órgãos do governo a partir do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).

 

Uma das mudanças feitas pela equipe do MDA foi a inclusão de outras formas de financiamento do sistema, como os Fundos Constitucionais do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste. Para Teixeira, “nós estamos maduros para ter uma última conversa e mandar isso para o Congresso Nacional”.

 

Durante o evento, o ministro destacou o papel da Ater Pública para o desenvolvimento do país. “O sistema de assistência técnica público é potente. Se a gente robustecer esse sistema, nós vamos ter um país que vai virar um tigre na área da agricultura familiar, de produção de alimentos, de industrialização e processamento”, disse.

 

A pauta apresentada pela Asbraer reforça o papel estratégico da extensão rural no fortalecimento da agricultura familiar, na produção de alimentos e na promoção da sustentabilidade no campo. Para a entidade, assegurar recursos e estabilidade institucional não é apenas uma demanda administrativa, mas uma questão de soberania alimentar e de desenvolvimento nacional.

 

Inovação e fortalecimento da Emater-DF

Os participantes conheceram ainda as instalações do Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional da Emater-DF e da Unidade de Experimentação de Produção Intensiva de Peixes, que vêm sendo referência em capacitação e inovação para os produtores da região.

 

O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, aproveitou o encontro para apresentar os projetos em andamento na empresa. “Estamos trabalhando na reforma da sede e na criação de unidades de processamento e capacitação em agroindústria. Queremos transformar este espaço também em um polo de inovação, capaz de impulsionar startups com soluções tecnológicas para agregar valor aos produtos e  melhorar a qualidade de vida dos nossos produtores no campo”, disse.

 

Na ocasião, o ministro também conheceu a infraestrutura da sede da Emater-DF e recebeu produtos da agricultura familiar brasiliense.

 

Representatividade nacional

Além dos presidentes das 11 associadas da Asbraer, estiveram presentes o deputado federal Zé Silva (Solidariedade/MG), o secretário de Agricultura Familiar do MDA, Vanderley Zigler, o presidente da Anater, Jefferson Coriteac, a diretora-executiva da Agência, Loroana Santana, e representantes do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA.

 

*Com informações da Asbraer

 

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br