Isaías recebe assistência da Emater-DF desde 2010
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) completa, nesta segunda-feira (7/4), 47 anos de atuação em prol do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar e nutricional da população. Fundada com o objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável, a empresa, que já tem uma trajetória consolidada como referência nacional, oferece uma gama diversificada de serviços, que vão da assistência técnica à promoção da inclusão social e ambiental no campo.
A Emater-DF tem sido uma aliada essencial dos produtores rurais ao longo dessas décadas. Somente em 2024, foram realizados 176.807 atendimentos em diversas áreas. Um exemplo da transformação promovida pela empresa é o do produtor Isaías Costa da Rocha, morador do Assentamento Márcia Cordeiro Leite, em Planaltina. Desde 2007 no local, ele iniciou sua trajetória com a Emater-DF em 2010, participando de palestras e cursos.
Emater-DF acompanha desde a questão produtiva até a sanidade das aves
“Em 2014 recebi minha área no assentamento e sempre tive apoio da Emater-DF para acessar programas sociais e para adquirir insumos, sementes, adubos. Eu planto feijão, mandioca, milho, amendoim e com o crédito do Pronaf, que eu peguei com o apoio da Emater, consegui construir galinheiro, um poço e comprar galinhas. Hoje minha renda maior vem da venda de ovos. Recebo orientações sobre a criação das galinhas, vacinação e tenho tido sempre muito apoio”, conta Isaías. Ele possui cerca de 100 galinhas e toda semana vai vender os ovos no Plano Piloto.
O extensionista rural Alessandro Rangel é um dos responsáveis pelos serviços de assistência técnica e extensão rural junto ao produtor. “É um dos atendimentos mais complexos que já realizei. Atuamos desde a elaboração de projetos de crédito até a construção de estruturas, manejo, sanidade e incentivo à comercialização. É gratificante ver a dedicação do Isaías”, relata.
Rubens recebe assistência técnica no cultivo de café
Além de produtores que recebem assistência há muitos anos, existe aqueles que iniciaram as atividades há pouco tempo e contam com o suporte da empresa desde o planejamento da produção. Esse é o caso do produtor Rubens Alves Gomes, do Lago Oeste, que cultiva 3 mil pés de café com orientação da Emater-DF.
“A orientação da Emater em relação à implantação do cafezal foi fundamental, pois é uma planta muito exigente e tem muitos tratos culturais. Inicialmente tinha 500 pés e com o início da assistência da Emater alteramos o sistema de adubação, irrigação e o espaçamento entre plantas. Aumentamos a quantidade de pés e hoje temos três mil. Aqui fazemos quatro adubações programadas, capina permanente, manejo de pragas e estou indo para a terceira safra com um resultado excepcional”, relata Rubens.
Ele busca tornar a chácara autossustentável com a produção de cafés especiais. “Quando aplicamos a orientação técnica com zelo, a resposta do cultivo é inevitável. Busco alta qualidade no café e a orientação da Emater tem sido importante”, diz.
Serviços que transformam vidas
A Emater-DF atua em múltiplas frentes, atendendo tanto o campo quanto a cidade com o trabalho de assistência técnica e extensão rural, que é uma metodologia de trabalho que combina conhecimento técnico-científico com o saber tradicional dos agricultores. Na Emater-DF, essa abordagem é aplicada por uma equipe multidisciplinar que atua nos escritórios locais espalhados por todas as regiões do DF, garantindo atendimento personalizado e adaptado às realidades de cada território nas atividades agrícolas, de pecuária, de agroindústria, artesanato rural e outras.
Entre alguns serviços oferecidos pela Emater-DF estão:
Assistência técnica individual e coletiva nas cadeias produtivas: A Emater-DF oferece assistência técnica tanto individual quanto coletiva a produtores rurais de todas as regiões do Distrito Federal, promovendo o fortalecimento de diversas cadeias produtivas — como horticultura, fruticultura, floricultura, avicultura, bovinocultura, olericultura, agroindústria, apicultura, cafeicultura, piscicultura, entre outras.
O atendimento é feito por profissionais qualificados, que orientam desde o preparo do solo e escolha de cultivares até práticas de manejo, sanidade, irrigação, nutrição, colheita, beneficiamento e comercialização. Além do atendimento individual nas propriedades, a empresa realiza encontros técnicos, dias de campo, visitas em grupo, oficinas, capacitações e intercâmbios entre produtores, promovendo o compartilhamento de experiências e a adoção de tecnologias sustentáveis.
Legado e futuro
Ao longo de 47 anos, a Emater-DF tem sido peça fundamental na transformação do cenário agropecuário e social do DF.
“Celebramos quase cinco décadas de compromisso com o desenvolvimento rural e urbano, sempre buscando inovar e ampliar nosso alcance para construir um Distrito Federal mais justo e produtivo”, destacou o presidente da Emater-DF, Cleison Duval.
Para conhecer mais sobre os serviços ou solicitar atendimento, podem acessar o site www.emater.df.gov.br e procurar uma das unidades locais da empresa.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br