Produtoras rurais atendidas pelo escritório da Emater-DF na Vargem Bonita (RA Park Way) se reuniram, na manhã desta quarta-feira (12), para a primeira Roda de Conversa do ano. A atividade ocorre uma vez por mês na unidade e congrega agricultoras familiares de três comunidades. O evento é parte das Rodas de Terapia Comunitária que a empresa vem desenvolvendo em algumas comunidades rurais do Distrito Federal.
Luiza Marques de Araújo afirma que as rodas de conversa têm dado resultados positivos
A agricultora Luiza Marques de Araújo, do núcleo rural Córrego da Onça, região administrativa do Park Way, afirma que, antes da experiência com as rodas de conversa se sentia “cheia de problemas”. “Tinha muitos machucados internos, mas expor esses sentimentos para outras mulheres tem dado bons resultados. Aconselho a todas que tiverem oportunidade, que participem”, disse Luiza.
De acordo com a assistente social Maria Bezerra, uma das extensionistas da Emater-DF que está na linha de frente desse trabalho, a roda de conversa é o lugar onde as mulheres têm a oportunidade de falar o que incomoda, o que traz angústia e depressão. “Quando o corpo se cala, os órgãos falam; e quando o corpo fala, os órgãos saram. Na terapia comunitária, a gente aprende que não estamos sozinhas, que nossa solidão pode encontrar companhia na comunidade”, explica Maria.
Maria Bezerra observa que cuidar da saúde mental das famílias do campo é papel da extensão rural
A extensionista acrescenta que cuidar da saúde mental das famílias dos agricultores familiares é uma das atividades da extensão rural. “Como extensionistas, temos que nos preocupar com a saúde integral dos nossos agricultores”, completa.
Terapia Comunitária Integrativa
Criada pelo psiquiatra Adalberto Barreto, da Universidade Federal do Ceará (UFC), na década de 1980, a Terapia Comunitária Integrativa (TCI) envolve o cuidado com a saúde mental em espaços públicos e propõe a troca de experiências entre os participantes. Os facilitadores propõem a integração de saberes por meio de memórias afetivas, cantigas e outras atividades lúdicas.
A TCI é considerada uma abordagem psicossocial pelo Ministério da Saúde e adotada em várias unidades de saúde distritais, estaduais e municipais como forma de construção de redes sociais solidárias e fortalecimento da saúde mental.
Para se tornar um facilitador, é necessário participar de um curso com 300 horas de duração, oferecido pela Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa (Abratecom). A entidade estima que mais de 30 mil pessoas já se formaram como terapeutas comunitários no país.
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 17 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 170 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br