19/09/24 às 16h48 - Atualizado em 19/09/24 às 16h48
Nesta quinta-feira (19), o Conselheiro Renato Rainha, do Tribunal de Contas do Distrito Federal, visitou a sede da Emater-DF para conhecer de perto os projetos e ações desenvolvidas pela empresa. Recebido pelo presidente da Emater-DF, Cleison Duval, o conselheiro teve a oportunidade de entender o impacto do trabalho da Emater na agricultura local e na produção de alimentos no DF.
Durante o encontro, Cleison Duval apresentou um panorama sobre a situação da agricultura na região, destacando os desafios e as oportunidades que os produtores rurais enfrentam no campo. Ele também ressaltou os projetos voltados para a sustentabilidade e sucessão rural, que visam garantir a continuidade do trabalho no campo.
Entre os pontos de destaque da visita, o presidente da Emater-DF mostrou ao conselheiro a Unidade Didática de Processamento, um centro de treinamento especializado em agroindústria, onde produtores e técnicos da Emater-DF recebem orientações sobre como agregar valor aos produtos agrícolas por meio do processamento e industrialização. A unidade é essencial para o fortalecimento das cadeias produtivas locais, garantindo a geração de renda e o desenvolvimento sustentável no campo.
Ao final da visita, o conselheiro Renato Rainha elogiou o trabalho da Emater-DF e falou sobre a importância do encontro. “Pude conhecer com mais profundidade o trabalho que a Emater tem feito no Distrito Federal para que a área rural tenha dignidade e possa alcançar uma produtividade ainda maior. Para quem trabalha no controle de ações e políticas públicas, é fundamental entender o que a Emater está fazendo para garantir a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos moradores do DF”, afirmou Rainha.
Oa assessores Maurílio Macedo e Mesaque Barbosa, além do chefe de gabinete Aramis cardoso, também participaram do encontro.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.