Temas voltados ao registro, assistência técnica, comercialização foram tratados no evento que ocorreu na Expoabra
Nesta terça-feira (3) foi realizado o 5º Encontro Distrital da Agroindústria, na Expoabra. O evento reuniu proprietários de agroindústria, representantes do governo, especialistas e estudantes para discutir politicas públicas e ações para fortalecer a cadeia agroindustrial e incentivar regularização.
Participaram da solenidade de abertura o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, o Secretário de Agricultura, Rafael Bueno, a diretora técnica do Sebrae-DF, Diná da Rocha Loures, e o superintendente do Senar-DF, Eduardo Schulter.
Cleison Duval destacou a importância da atuação conjunta das três instituições e falou das ações realizadas e a serem desenvolvidas para a agregação de valor dos produtos agropecuários e o crescimento das agroindústrias locais.
“Nossa unidade didática de agroindústria oferece cursos básicos e, a partir de agora, teremos também cursos avançados na parte de agroindustrialização. A Rota das Frutas vem estimulando o cultivo de frutas vermelhas, além de açaí, e o processamento dessas frutas será essencial para agregação de valor. Nós teremos agora seis unidades didáticas de agroindústria, para vegetais, panificados, geleias, carnes, leite e mel. Para fechar o ciclo de capacitação e transformação desses alimentos, contem com essas instituições que estão aqui hoje.”
Já o secretário Rafael Bueno destacou a importância do trabalho conjunto entre a Secretaria e a Emater-DF. “Até uns meses atrás o produtor ficava na clandestinidade e não buscava se registrar por medo de conhecer aquilo que ele teria que cumprir, por obrigação, para obter o registro ou receio do volume do recurso financeiro para se adequar. Mas, a publicação dos livros com os modelos de agroindústria trouxe clareza para os produtores e segurança, seja na agroindústria vegetal, seja na agroindústria animal.”
A diretora técnica do Sebrae-DF Diná da Rocha Loures falou do papel da instituição para auxiliar as agroindústrias na sua gestão e afirmou que “o Sebrae está aqui no DF disponível para atendimento direto a cada empreendedor que quer aprimorar sua gestão e acesso ao mercado”.
O superintendente do Senar-DF, Eduardo Schulter, falou que “30% dos empregos no Brasil vem da agropecuária e as agroindústrias tem papel importante para agregação de valor, geração de emprego e renda, bem como para levar esses alimentos com sanidade e qualidade para os consumidores”.
Temas abordados
No encontro foram discutidos temas como o Projeto Queijo DF: Desenvolvendo a Rota do Sabor Artesanal, apresentado pela técnica em agroindústria da Emater-DF, Fernanda Lima. Ela contou o histórico de atuação junto aos produtores rurais para o desenvolvimento das agroindústrias. “Até agora, 38 estabelecimentos foram assistidos para melhoria da qualidade dos seus produtos e obtenção de registro”, contou Fernanda.
A Emater-DF, também realizou diversos cursos online e publicou, em parceria com a Secretaria de Agricultura e com a Vigilância Sanitária, dois manuais com modelos de agroindústrias rurais que apresentam de forma detalhada modelos completos, com informações de forma a acelerar o processo de implantação e registro.
Foi também destacada a criação da Rota do Queijo, a realização do Encontro de Queijeiros e a promoção do I Concurso Distrital de Queijos Artesanais, que acontecerá no dia 28 de setembro e conta com 63 tipos de queijos inscritos.
Outra novidade apresentada foi a portaria 196, de 22 de julho de 2024, que institui o Registro Provisório das fábricas de laticínios e queijarias artesanais ou de pequeno porte. A norma foi elaborada por meio de trabalho conjunto entre a Emater e a Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova) da Secretaria de Agricultura.
Segundo a diretora da Dipova, Mônica Câmara, “o registro provisório é uma solução para os produtores que não conseguem regularizar as agroindústrias de uma vez, ajudando-o a levantar capital para então conseguir cumprir todas as exigências para o registro definitivo”. Outros temas discutidos foram os Aspectos Higiênicos em Abate de Suínos no DF e o Caso de Sucesso: “Queijos e Vinhos Artesanais – Rota do Queijo”.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br