4/07/24 às 13h43 - Atualizado em 4/07/24 às 13h43

Curso da Emater-DF ensina mulheres rurais a bordar em fibra de bananeira

Produtoras participaram do curso de bordado em fibra de bananeira na Emater-DF

Para fomentar a criatividade e a valorização do trabalho manual de mulheres do campo, a Emater-DF promoveu um curso de bordado em fibra de bananeira para produtoras que trabalham com artesanato. O curso, que ensinou técnicas tradicionais de bordado, visa fortalecer a produção artesanal associada ao turismo e agregar valor ao que já é produzido pelas agricultoras.

“A proposta do curso foi aliar o bordado à mão ao trabalho que elas já vinham fazendo com fibras,” explicou Zaida Regina, turismóloga e extensionista rural da Emater-DF. “Começamos no tecido, ensinando os pontos básicos de bordado, e terminamos aplicando essas técnicas nas fibras de bananeira, criando novas alternativas de trabalho. Agora, elas podem treinar e aplicar o que aprenderam. No próximo ano vamos incrementar ainda mais com um novo curso. O objetivo da Emater-DF é desenvolver o artesanato, criando possibilidades de novas criações para venda e geração de renda.” O curso foi ministrado nesta quarta-feira (3).

Sabina destacou sua superação com o bordado

Para Valdira Sena Santos Almeida, produtora rural de 39 anos, moradora do Assentamento Pequeno Willian, o curso foi uma grande oportunidade. “Hoje eu vendo artesanato feito de fibra de bananeira e palha de milho. Nesse curso, estou aprendendo a bordar e estou achando ótimo. Eu nunca tinha bordado antes e sempre quis aprender. Agora, vou aplicar o que aprendi nas minhas peças de artesanato. Tudo que eu aprendo aqui, faço em casa e trago para a professora avaliar,” compartilhou Valdira, demonstrando entusiasmo pelo novo aprendizado.

Sabina José da Silva, de 60 anos, moradora do Assentamento Márcia Cordeiro Leite, também encontrou no curso uma chance de expandir suas habilidades. “Sempre tive vontade de bordar, mas achava que não conseguiria por precisar de muita delicadeza e devido à minha visão. Quando a Emater trouxe essa proposta, agarrei a oportunidade. O que aprendi no bordado, já estou aplicando na fibra e estou gostando muito. Descobri que tenho capacidade para fazer outras coisas,” relatou Sabina, destacando a importância do curso para sua evolução pessoal e profissional.

O curso aconteceu na Sala de Artesanato da empresa, um espaço colaborativo localizado no edifício Sede. O espaço na empresa faz parte do projeto Olhares do Campo, que busca incentivar a produção de artesanatos e manualidades. A proposta é que os circuitos de turismo rural tenham produtos locais de artesanato para acrescentar à experiência de visitação do turista. O projeto busca sistematizar essa produção para gerar volume e agregar valor para comercialização em feiras, exposições e nos circuitos turísticos.

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.