25/06/24 às 19h09 - Atualizado em 26/06/24 às 8h18

Câmara Legislativa celebra aniversário de Alexandre de Gusmão e faz homenagem a extensionistas da Emater-DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, nesta terça-feira (25), uma sessão solene em homenagem às pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Projeto Integrado de Colonização de Alexandre de Gusmão (Picag), região administrativa de Brazlândia e Ceilândia. A ação celebrou os 62 anos do Picag,  criado em 1962 para a implantação da Reforma Agrária em Brasília.

A solenidade foi proposta e presidida pelo deputado distrital Iolando Almeida. Durante a sessão, o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, e os extensionistas Claudinei Vieira, Sérgio Maciel, Aécio Prado e Nadja Oliveira foram homenageados com moção de louvor pelos relevantes serviços prestados aos produtores rurais da região.

Presidente da Emater-Df falou sobre importância do Picag para o DF

O evento resgatou a história do Projeto Integrado de Colonização Alexandre de Gusmão (Picag). “Essa é uma região muito importante para o Distrito Federal e o passado é essencial para buscarmos o futuro da melhor forma possível. Nós temos as duas maiores festas da agricultura do Distrito Federal aqui, a Festa do Morango e a Festa da Goiaba. A Emater está presente há 46 anos nessa região, que é responsável por R$ 1,2 bilhão do Valor Bruto de Produção do Distrito Federal”, ressaltou Cleison Duval, presidente da Emater-DF.

Na região, a Emater-DF atende pelos escritórios de Brazlândia, Alexandre de Gusmão e parte de Ceilândia. São 2.764 produtores rurais cadastrados na empresa, distribuídos entre as 12 comunidades da região de Brazlândia. A produção é diversificada, com destaque para hortaliças e frutas.

“É uma alegria ter essa sessão solene pelo Projeto Integrado de Colonização Alexandre de Gusmão, que engloba todos os incras, Incra 6, 7, 8, 9, Chapadinha e Rodeador. Queremos resgatar a importância dessa região para o Distrito Federal. O Picag incluiu todos os aspectos, como o ambiental, o abastecimento de água e a produção de hortifrutigranjeiros. Não podemos esquecer da colônia japonesa e dos imigrantes que transformaram esse cinturão verde da capital federal,” disse J. Lima, líder comunitário da região do Incra-08.

“Essa sessão solene é um momento em que reconhecemos a força do produtor de Brazlândia, responsável por levar alimento para a cidade”, destacou o secretário de Agricultura, Rafael Bueno. Ele também mencionou as ações em andamento na região, como a obra do canal de irrigação do Rodeador, com mais de 15 km de canal tubulado.

Técnicos da Emater-DF foram homenageados

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.