Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/04/24 às 9h50 - Atualizado em 18/04/24 às 9h50

Curso da Emater-DF sobre filetagem de tilápia ensinou desde a pesca ao processamento

COMPARTILHAR

Os animais usados na capacitação foram capturados da Unidade de Produção Intensiva de Peixes da empresa

 

Produtores rurais fazem o curso Filetagem e Processamento de Tilápias promovido pela Emater-DF. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

 

Produtores e trabalhadores rurais, além de familiares, de Ceilândia, Brazlândia e Paranoá aprenderam na prática como fazer filetagem de tilápia em curso promovido pelo Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da Emater-DF. Durante seis horas desta quarta-feira (17) cerca de 15  inscritos na capacitação ouviram sobre Boas Práticas de Fabricação; conheceram modelos de instalações e equipamentos adequados e fizeram o abate, evisceração, filetagem de tilápia e o processamento dos filés.

 

O coordenador de Aquicultura da Emater-DF, Adalmyr Borges, coordenou a captura das tilápias da Unidade de Produção Intensiva de Peixes. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

Essa foi a primeira turma do ano e contou com uma novidade: os 35 peixes, totalizando 45 kg, utilizados no curso foram pescados de um dos tanques da Unidade de Produção Intensiva de Peixes da Emater-DF, o que somente foi possível por meio da parceria entre a Gerência de Agropecuária e e Cefor da Emater-DF. De acordo com o coordenador de Aquicultura, Adalmyr Borges, os tanques da Unidade de Experimentação de Produção Intensiva de Peixes é também uma unidade didática do Cefor.

 

“Parte dos peixes produzidos ao longo do ano são destinados para utilização nos cursos de processamento de pescado. Da mesma forma como aconteceu este curso agora também está previsto um segundo curso no segundo semestre, que também vai utilizar a matéria prima produzida aqui mesmo na Emater. E uma das grandes vantagens é que o produtor pode acompanhar, o aluno pode acompanhar o processamento desde a parte da saída do peixe do tanque de criação até o processamento desse peixe, garantindo frescura e qualidade no produto”, explicou Adalmyr.

 

O curso Filetagem e Processamento de Tilápias foi ministrado pelo Extensionista Flávio Bonesso. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

O curso Filetagem e Processamento de Tilápias foi ministrado pelo Extensionista Flávio Bonesso com o objetivo do produtor poder agregar mais valor ao produto, em vez de vender o peixe vido ou abatido. “Ao tirar os cortes do peixe, que é a filetagem, pescocinho e aproveitar o courinho para fazer à pururuca, o produtor consegue melhorar a renda da família, que é a intenção desses cursos oferecidos pelo Emater-DF. Além disso, vale ressaltar que o curso foi bastante enriquecido com essa participação dos alunos vendo como é feita a captura e a criação do peixe. Nesse momento o coordenador Adalmyr falou um pouco sobre a criação em um sistema de bioflocos. Foi bem interessante, o pessoal gostou muito e eu acho que enriqueceu bem o curso”, completou Flávio Bonesso.

 

O morador do Incra 9, área rural de Ceilândia, José Miguel Moraes de Oliveira. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

O morador do Incra 9, área rural de Ceilândia, José Miguel Moraes de Oliveira é atendido pela Emater-DF desde 2017 e diz que se inscreveu para aprender e aplicar o conhecimento, pois pretende começar na criação de peixes ainda este ano. “E curso aqui foi muito bom pra mim para poder passar por meus antecedentes. Estamos aí procurando aprender e é um ótimo aprendizado, porque criar peixe sem conhecimento é pecar, né? Aplicar o nosso dinheiro sem ter retorno. Então, com conhecimento você aplica com retorno seguro. Aprendi com a mão na massa. Pronto para aplicar” contou o produtor.

 

Ao final do curso, os alunos receberam certificado de conclusão e degustaram isca de peixe e couro de tilápia à pururuca. Além disso, levaram para casa dois filés preparados por eles próprios.

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br