Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/04/24 às 17h16 - Atualizado em 10/04/24 às 8h29

Reunião da Rota da Fruticultura busca impulsionar o número de interessados no plantio de mirtilo no DF

COMPARTILHAR

Mudanças na contrapartida visam tornar o projeto mais atrativo para o produtor rural

 

 

 

Emater-DF, Seagri-DF e Rota da Fruticultura promoveram um encontro com representantes de cooperativas de produtores rurais do DF para comunicarem mudanças no projeto visando atrair novos interessados em participarem do projeto e impulsionarem o plantio de mirtilo no DF e Ride.

 

Entre as mudanças ocorridas em atendimento às demandas das cooperativas, a mais importante é que as mudas serão entregues na forma de fomento nesta primeira fase do projeto, dessa forma, o produtor não precisará devolvê-las como estava previsto. Outro atrativo para o interessado será a disponibilidade de crédito rural por meio da linha do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) em condições bastante vantajosas.

 

Os produtores interessados em cultivar mirtilo pela Rota de Fruticultura irão receber até duas mil mudas da fruta, da espécie Emerald, e terão todo o acompanhamento técnico da Emater-DF. Inicialmente, foi definido que após o primeiro ano de plantio, os produtores fariam a entrega de duas mudas para cada uma recebida, visando a sustentabilidade do projeto. Com a mudança na contrapartida, o produtor não precisará mais fazer a devolução das mudas recebidas.

 

A Rota da Fruticultura do DF e Ride é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Regional em conjunto com órgãos parceiros, associações e entidades locais, com objetivo de elaborar estratégias para aumentar a produção e o fornecimento de frutas, como açaí e mirtilo, para mercados internos e externos, gerar emprego e renda na região, promover o intercâmbio de experiências e tecnologias, diversificar e implantar novas culturas e fomentar e motivar novos agricultores na produção de frutas no DF e Entorno.

 

O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, destacou que o momento é de oportunidades e que as dificuldades serão resolvidas em conjunto, por isso, é momento de todo mundo estar junto, pensando junto e traçando estratégias de mercado. “A Emater-DF está totalmente comprometida com a Seagri-DF e com a Codevasf no projeto da Rota da Fruticultura. Nossos técnicos estão qualificados para avaliarem os produtores com potencial para aderirem ao programa, elaborarem os projetos de crédito rural e acompanharem toda a parte de manejo e produção do mirtilo. Nós acreditamos no projeto e precisamos que todos vocês acreditem. A oportunidade está aí e é necessário que entremos numa fase de colaboração e cercamento de todas as dificuldades possíveis”, finalizou o dirigente.

 

Participaram da reunião representando a Emater-DF, a coordenadora de Operações, Adriana Nascimento, o gerente de Fruticultura, Felipe Camargo, além de extensionistas de escritórios locais. Participaram também, o assessor da Seagri-DF Frederico Calazans; o representante da Rota da Fruticultura Paulo VI e representantes das cooperativas: Brasil Cerrados (Gama), Cooperar (Taquara), Coopercei (Ceilândia) e Coopac (Gama).

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br