Dentre eles estão a revitalização e construção de canais de irrigação e a instalação de sistemas de esgostamento sanitário indivudual em propriedades rurais
A Emater-DF e a Adasa se reuniram nesta segunda-feira (5) para discutir parceria em projetos que envolvem o uso eficiente da água nas áreas rurais. A revitalização e construção de canais de irrigação e a instalação de sistemas de esgotamento sanitário individuais em propriedades rurais foram alguns dos projetos discutidos durante o encontro.
Atualmente, o Distrito Federal tem 66 canais de irrigação com extensão de 240 km e, desse total, cerca de 125km foram revitalizados ou sofreram obras de manutenção entre 2019 e 2023, garantindo racionalização e segurança dos recursos hídricos para 600 propriedades, aproximadamente.
O projeto de revitalização dos canais no Distrito Federal foi implantado pela Secretaria de Agricultura, em parceria com a Emater-DF e os produtores locais. A parte do projeto, o acompanhamento no local e a assistência técnicos são realizados pela Emater-DF. Os recursos são oriundos de emendas parlamentares além de parceria com instituições, como a Caesb, Adasa e a Superintendência do Centro-Oeste (Sudeco).
Já o programa de saneamento rural da Emater-DF prevê a instalação de um sistema de esgotamento sanitário individual, que realiza o tratamento de dejetos da cozinha e do banheiro (águas cinzas e negras). Nele, a água suja passa por mais de um processo de filtragem e chega ao final com mais de 80% do resíduo tratado. Em alguns modelos, a eficácia do tratamento chega a 95%.
Desde 2020 até hoje foram instalados 389 sistemas de esgotamento sanitário individual em propriedades rurais localizadas nas diversas regiões do DF, como: Paranoá, Sobradinho, Vargem Bonita, São Sebastião, Ceilândia, Gama, dentre outras. Os recursos para execução dos projetos foram oriundos de emendas parlamentares. Cada sistema de esgotamento sanitário individual composto por Estação Compacta de Tratamento tem o custo em torno de R$10 mil.
Produtor de água
O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, declarou que a empresa é o braço do governo no campo e conhece a realidade da produção e do produtor rural, suas necessidades em todas as regiões do DF. “O que faz a diferença é o trabalho na área rural, onde todos nós enquanto governo precisamos trabalhar juntos para estruturar o meio rural para garantir alimento na mesa e a segurança alimentar da população”, disse.
Para o diretor da Adasa, Rogério Rosso, “o agricultor é o grande produtor de água do DF”. Além disso, o dirigente afirmou que o solo é a grande caixa d’água da região, que precisa muito do trabalho da Emater-DF. “A Adasa tem grande interesse em participar de qualquer projeto que beneficie a produção rural produz água no DF”.
Participaram do encontro além do presidente da Emater-DF, Cleison Duval, a diretora-executiva, Loiselene Trindade, e os assessores Edvan Ribeiro e Mesaque Nascimento. Por parte da Adasa, estavam presentes o diretor Rogério Rosso, os superintendentes de Água e Esgoto, Rafael Machado Melo, de Recursos Hídricos, Gustavo Carneiro, e o assessor Reginaldo Miguel.
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a produtores do DF. Diariamente, realiza atendimentos por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br