Jovens rurais e produtores dos programas Empreender e Inovar e Filhos deste Solo em visita à Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan).
A Emater-DF promoveu, entre os dias 16 a 19 de outubro uma Missão Técnica para participantes do Empreender e Inovar e do programa Filhos Deste Solo na região da Serra da Canastra, em Minas Gerais. A viagem teve o objetivo de levar os alunos desses dois projetos para conhecer experiências inovadoras e empreendedoras que têm dado certo na região.
A Serra da Canastra é uma localidade caracterizada por uma realidade de pequenos produtores, reconhecidos por sua cultura empreendedora e organização social que resultou em uma denominação de Origem Geográfica (DOC) mundialmente reconhecida e um case de sucesso: o queijo da Canastra.
Ao total, 27 integrantes dos programas Empreender e Inovar e Filhos Deste Solo e mais cinco técnicos da Emater-DF puderam conhecer a Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), a Escola do Queijo, que é uma instituição de ensino em negócios relativos à produção e comercialização do queijo Canastra, duas cooperativas de crédito e de educação, além de queijarias locais.
“Com essa excursão queremos dar aos beneficiários dos programas Filhos deste Solo e Empreender e Inovar a oportunidade de verem, na prática, todos os aspectos que abordamos nos cursos de Gestão e Empreendedorismo que são oferecidos pela Emater-DF”, disse a assessora da direção Adriana Dutra, responsável pelo projeto Filhos deste Solo.
O coordenador do programa Empreender e Inovar, Carlos Goulart, também destaca a importância de pensar de forma empreendedora e planejar o negócio rural. “Queremos mostrar com essa Missão Técnica que um negócio bem sucedido passa pela definição de identidade, levantamento e tratamento de dados, entre outras questões que estão colocadas em um Plano de Negócios”, afirma o técnico da Emater-DF.
Intercâmbio à Serra da Canastra levou 32 participantes entre técnicos e alunos dos projetos Filhos deste Solo e Empreender e Inovar.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br