Cerca de 45 mulheres do campo participaram da homenagem que contou com uma Roda de Terapia Comunitária Integrativa e bolo decorativo
Extensionista Maria Bezerra durante a Roda de Conversa. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher Rural, ocorrido no dia 15 de outubro, a Emater-DF organizou na tarde desta quarta-feira (18) uma agenda só para as mulheres do campo. Ao todo, participaram cerca de 45 mulheres das regiões de diversas regiões rurais do DF. Na programação, teve Roda de Terapia Comunitária Integrativa (TCI), apresentação da programação do VIII Encontro Distrital de Mulheres e homenagem da direção com direito a bolo decorativo e coquetel.
A extensionista Maria Bezerra disse que a atividade de TCI foi escolhida para divulgar as Rodas de Conversa que a Emater-DF promove nas áreas rurais e que são uma prática coletiva que visa a saúde mental, a integração, a coletividade e momentos de partilha das dores e superações. “As mulheres rurais estão longe do centro urbano e às vezes estão numa condição de invisibilidade, convivendo com dores e sofrimentos que levam à improdutividade, descrença e perda da autoestima. Portanto, é nossa missão buscar meios de resgate e empoderamento da mulher rural”, disse.
Presidente da Emater-DF, Cleison Duval, abre a homenagem pelo Dia Internacional das Mulheres Rurais. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF
O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, deu as boas-vindas às mulheres e ressaltou a importância da escuta umas das outras. “Ouvir a história do outro e ter a oportunidade de ser ouvido é um momento importante para cada uma de vocês, onde a troca de experiência e de vivência pode ser fundamental para se verem e se colocarem num lugar melhor no mundo”, afirmou.
A produtora rural Silvia Rodrigues de Souza, moradora do Núcleo Rural São José, permaneceu silenciosa ouvindo as outras mulheres e se reconhecendo nas dores delas. “A Emater-DF tem me proporcionado coisas surpreendentes, como estar aqui hoje. Ainda não consigo falar, tenho muita coisa na bagagem que é doloroso, mas estou superando com o meu trabalho e a ajuda que tenho recebido”.
Produtora Roselita Urani Camargo participou da TCI. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF
Roselita Urani Camargo deixou a produção de biscoitos caseiros para participar da atividade que, segundo ela, foi muito mais proveitosa. Em sua participação na TCI, Rosinha, como é conhecida, contou que a Emater-DF a ajudou na superação da morte da mãe, que a deixou sem chão pois era a pessoa que experimentava e aprovava as fornadas e novas receitas de biscoitos. “Estava sem perspectiva, perdida e foi a Emater-DF que me deu coragem e confiança no meu trabalho. Foi a primeira roda que participo e saio daqui gratificada por tanta coisa que tenho aprendido”, falou Rosinha.
Maria Regina Melo Santos é terapeuta e faz parte de um polo de Terapia Comunitária Integrativa em Brasília, o Movimento Integrado de Saúde Comunitária do DF, que forma terapeutas comunitários. Ela também conduziu uma das etapas da TCI com as mulheres e parabenizou a Emater-DF pela iniciativa porque fortalece a base e o trabalho comunitário a partir do fortalecimento dos laços entre as pessoas. “Foi um momento em que vimos elas se identificando com a história uma das outras, se fortalecendo e fortalecendo os vínculos entre elas”.
TCI
Extensionistas da Emater e voluntárias receberam menção honrosa durante o IX Congresso Internacional de Terapia Comunitária Integrativa pelas rodas realizadas com as mulheres rurais do PAD-DF, em especial. No entanto, as rodas de terapia comunitária integrativa vêm sendo realizadas em diversas regiões rurais do DF. “Nas Rodas de Conversa, a Emater-DF cumpre seu papel de agente aglutinador e de impulsionar as pessoas”, declarou Maria Bezerra.
A terapeuta Ju Travassos, que participou da homenagem às mulheres ressaltou que “a TCI não é um escritório de psicologia, mas aquela escutatória, onde a mulher tem a oportunidade de falar sobre as suas dores, alegrias e sentimentos porque o que a boca não fala o corpo fala, transmitindo o que está no emocional”.
Terapeutas Ju Travassos, Maria Bezerra, Maria Regina e Laura Leonel durante a Terapia Comunitária Integrativa. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF
Atualmente, já são mais de 90 mulheres participando das rodas de conversa e a Emater-DF tem se empenhado para chegar mais próximo dessas mulheres do campo, tirá-las da invisibilidade e tornar essas terapias acessíveis na área rural. As atividades são muito importantes, tanto para inclusão socioprodutiva e também, na valorização e empoderamento dessas mulheres que muitas vezes ficam na invisibilidade nas áreas rurais.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br