A Semana de Integração Rural da Emater-DF no Gama e Vargem Bonita se encerrou nesta sexta-feira (29) com uma reunião técnica sobre a importância da gestão correta no empreendimento. Além da oficina, a semana, que começou no sábado (23), teve eventos sobre produção de gengibre, cooperativismo, apicultura, manejo de aves, cultivo protegido em hortaliças e plantio de suculentas. Ao todo, cerca de 200 beneficiários atendidos pelos dois escritórios da Emater-DF participaram dos eventos.
Para o gerente da Emater-DF no Gama, Kleyton Rodrigues, o balanço do evento é bastante positivo. “A temática foi ampla, com abordagem das áreas agrícola, pecuária, social e administrativa, com foco no aumento da rentabilidade e valorização do trabalho feminino”, comenta o engenheiro-agrônomo.
A gerente da unidade da Vargem Bonita, Cláudia Coelho, também destaca como positivo a proximidade entre várias equipes da empresa. “Houve distribuição de responsabilidades, cooperação mútua entre os colegas, o que facilitou muito no cumprimento das tarefas”, avalia a zootecnista, acrescentando que o formato deve ser mantido para o próximo ano.
O encontro da tarde de sexta foi conduzido pelo médico veterinário Carlos Goulart, da Gerência de Desenvolvimento Econômico (Gedec) da Emater-DF. Na reunião, foram apresentados conceitos importantes para a gerência de uma propriedade, como preço, valor, lucro e lucratividade, renda e rentabilidade, a importância do marketing, dentre outros.
“A tarefa é mostrar aos nossos beneficiários que a chácara dele deve ser encarada como seu negócio”, explica Carlos Goulart, que tem MBA em Administração e Gestão.
A produtora Adma Machado, que cultiva abacate no Caub I (região administrativa do Riacho Fundo 2), ficou satisfeita com o “novo aprendizado”. “Eu tinha noções bem básicas de gestão, mas, com os conceitos que vi agora, pretendo fazer os estudos de viabilidade financeira e o plano de gestão do negócio. Assim, espero aperfeiçoar os lucros e a renda da propriedade”, vislumbra.
Na parte da manhã, as engenheiras-agrônomas Raquel Ivaniscka e Renata Cabús conduziram uma oficina sobre suculentas, terráreos — estrutura para plantio de arranjos de suculentas. As extensionistas Carmem Pinajé (do escritório do Gama) e Giselle Biebber (coordenadora do Programa de Floricultura da Emater) também participaram do evento, que reuniu cerca de 20 mulheres.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br