Nesta sexta-feira (16), técnicos da empresa participaram de um minicurso sobre automatização de sistemas de irrigação, ministrado pelo extensionista rural, Antonio Dantas.
“Tratando-se de produção agrícola, há muitas variáveis a se controlar, assim como inúmeras etapas, equipamentos e aspectos de gestão para se cuidar. Por isso, o produtor, quando apresentamos novas opções de melhorias, já pensa que é uma coisa a mais para fazer. Temos que mostrar que estamos propondo soluções que vão ajudar a economizar dinheiro, reduzir o tempo de trabalho e facilitar a lida na lavoura”, explica o extensionista Antonio Dantas.
A irrigação se destaca entre os sistemas de grande importância na produção, especialmente em épocas pouco chuvosas. Contudo, manejar a água de irrigação não é uma tarefa simples, podendo ser resumido como: definir quando irrigar e quanto de água aplicar. Assim, a capacidade de monitorar e alterar conscientemente os parâmetros dessa irrigação torna-se de grande importância.
A má irrigação pode causar perdas diretas para os agricultores como o desperdício de fertilizantes, aumento do custo da produção com excesso de consumo de energia para bombeamento, doenças provocadas por fungos e falta de aeração das raízes.
Por isso, técnicos da Emater têm se atualizado e passado aos produtores informações sobre sistemas eletrônicos e autônomos que permitem uma grande melhoria no manejo da irrigação, promovendo economia e minimizando perdas.
A iniciativa faz parte do Programa de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas do Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da Emater-DF.
Assistência técnica e extensão rural
Em um ano, a Emater-DF realizou 15 cursos relacionados à irrigação, capacitando 256 agricultores e trabalhadores rurais. Além de feitas 1.432 visitas a propriedades para tratar sobre o tema.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br