Além de promover a valorização da agricultura familiar, a Semana do Pimentão foi marcada pela entrega de uma nova política pública para a região: o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).
Na sexta-feira (16), durante uma homenagem preparada por alunos e professores aos produtores da região, foi assinado termo de cooperação entre a Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara) e a Caixa Econômica Federal para operacionalizar o PNHR.
O programa vai oferecer melhores condições de moradia aos trabalhadores da área rural e faz parte do “Minha Casa, Minha Vida”. Para o presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin, isso se deve à articulação entre as entidades públicas. “É uma diretriz de governo que as instituições se articulem para levar políticas de desenvolvimento à população”, falou.
A Cootaquara será a responsável pela construção das habitações e a expectativa é que em setembro se inicie 30 moradias. O valor de cada casa pode ser de até R$ 28,5 mil para construção e R$ 17,2 para reforma. O prazo para as construções varia de seis a 12 meses e a estimativa é que o Núcleo Rural abrigue, futuramente, pouco mais de 150 unidades distribuídas entre as agrovilas e as chácaras.
O secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, diz que o PNHR é um dos melhores programas que existem no País. “O Distrito Federal não poderia ficar de fora. O produtor merece ter uma habitação digna, que traga nova motivação e qualidade de vida para a família”.
Fernando Nunes de Sousa, agricultor familiar de 28 anos, trabalha com a esposa em parceria na propriedade dos pais. “Mas ter uma moradia própria é muito gratificante, ainda mais quando estamos iniciando uma família”, disse.
Carolina Mazzaro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br