Para alinhar as políticas públicas, ensino, pesquisa e extensão voltadas para a produção orgânica animal, a Emater-DF organizou na manhã desta terça-feira (30) uma reunião com produtores rurais que trabalham com o setor produtivo animal. Na oportunidade o extensionista rural da Emater-DF, Luiz Carlos Britto Ferreira, apresentou um diagnóstico da produção animal certificada local e nacional.
Na abertura o presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin, destacou a importância de discutir o assunto no atual momento de governo. “Hoje o incentivo à produção de alimentos orgânicos é eixo estratégico dentro da política do governo Agnelo. Isso é fundamental para viabilizarmos a transição dos produtores convencionais para a agroecologia”.
O produtor Joe Valle, que também é deputado distrital, fez um apanhado da realidade vivida na sua empresa (Malunga) ao longo de mais de 25 anos de produção. Ele ressaltou que o mercado convencional vem ocupando espaço dos alimentos orgânicos de origem, com outros tipos de selos (produção integrada, bem-estar animal etc). “Tenho visitado propriedades orgânicas mundo afora para tentar trazer tecnologia, mas os incentivos, na prática, não chegam ao produtor.” Com as ponderações feitas pelos produtores, a Emater-DF vai organizar os temas levantados para integrar as ações e viabilizar o setor produtivo.
Participaram do evento pesquisadores da Embrapa, professores e pesquisadores da UnB e Instituto Federal de Brasília, técnicos do Ministério da Agricultura e da Emater-DF, além dos produtores de alimentos orgânicos do Distrito Federal e Entorno.
Elaine Carneiro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br