O economista da Emater-DF, Ecarlos Carneiro, esteve em Honduras na semana passada para capacitar técnicos agrícolas e produtores rurais daquele país para utilização do RuralPro — software desenvolvido pela empresa para ajudar os pequenos agricultores a gerenciar suas propriedades. A palestra faz parte de um programa da Emater-DF em parceria com o Instituto Iberoamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que visa levar essa tecnologia aos países da América Latina e Caribe. A intenção é exportar a ferramenta gratuita e útil aos produtores, que podem acessar o programa nos sites da Emater-DF e do IICA.
Segundo Ecarlos, a receptivade ao curso foi bastante satisfatória. As aulas aconteceram em duas etapas — a primeira, com ténicos da área agrícola do governo hondurenho, e a segunda, com produtores rurais do país centroamericano. “Foram mais de 25 profissionais, que vão multiplicar os conhecimentos e fazer com que a ferramenta chegue, de forma adaptada, aos agricultores locais”, explicou Ecarlos.
Por meio do projeto, o RuralPro será levado ainda para o Peru, Paraguai, Equador e Chile. A estratégia é fazer com que o conhecimento seja multiplicado e facilite a vida dos produtores rurais dos países latinoamericanos. “O agricultor precisa entender que sua propriedade é um empreendimento, não apenas sua casa. Esse é o nosso papel, e o RuralPro é uma ferramenta essencial para auxiliar os produtores”, explica Ecarlos. Ele acrescenta que o programa, desenvolvido em 1994 pela Emater-DF, vem sendo atualizado desde então para se adaptar a novas realidades.
Para Ecarlos, esse é o grande momento do RuralPro. Além de ter sido traduzido para o espanhol, o programa será vertido também para o inglês, o que consolida o trabalho realizado pela empresa. No segundo semestre deste ano, a Emater-DF fará um seminário para avaliar o resultado da aplicação do programa nos países vizinhos. Na próxima etapa do projeto, a capacitação será feita no Paraguai, onde Ecarlos será recepcionado pelo ministro da Agricultura e outras lideranças ligadas à área agrícola.
Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br