Pensando não só nas diversas possibilidades de produção para as propriedades familiares, mas também na destinação final do produto obtido, a Emater-DF, em parceria com diversas instituições, apresentará, em 2013, opções disponíveis em máquinas e equipamentos que possibilitam a agroindustrialização e o acesso ao mercado
O EVAF objetiva demonstrar tecnologias e soluções para a pequena produção por meio de unidades demonstrativas de atividades, divididas em rotas que abordarão a horticultura, a floricultura, a pecuária, a piscicultura, a avicultura e a agroecologia. Aliada a essas rotas, desde a edição passada, o EVAF conta também com uma área dedicada ao acesso ao mercado.
As boas práticas na produção, na colheita e na manipulação dos produtos, a agroindustrialização e a comercialização serão os principais temas tratados em áreas distribuídas entre as rotas do EVAF. “Traremos equipamentos e técnicas que facilitam a vida do agricultor familiar e também valorizam o produto final”, explica o engenheiro agrônomo da Emater-DF, Carlos Banci.
No que diz respeito às boas práticas na produção, serão tratados temas como a correta armazenagem de insumos, o momento certo de colher, bem como maneiras de facilitar o transporte até a adequada armazenagem dos produtos. Por meio da parceria com empresas fabricantes de equipamentos para processamento de alimentos, por exemplo, os visitantes poderão acompanhar demonstrações e avaliar a possibilidade de utilização das tecnologias em suas propriedades, associações ou cooperativas.
A importância da construção de packing house’s, que são casas de embalagens usadas para manipular e embalar os produtos, será abordada com a intenção de demonstrar ao pequeno agricultor a possibilidade de agregar valor ao produto pelo simples fato de dar a ele uma melhor apresentação.
O acesso ao mercado passa também pela adequação do produto ao mercado. “É importante dar ao consumidor o que ele realmente necessita. Nesse sentido, oferecer um produto já descascado, picado ou minimamente processado pode atender a um público muito maior”, enfatiza Banci.
Em 2012, mais de 5 mil agricultores familiares estiveram no EVAF e aprimoraram seus conhecimentos na Agrobrasília. Em 2013, a expectativa é de que mais de 6 mil agricultores passem pelo EVAF. “Esta é uma ação de educação, de capacitação para os nossos agricultores, é o momento de sair da sua realidade e ver na feira que é possível fazer também na sua propriedade” finaliza Banci.
Fonte: Assessoria de Imprensa – AgroBrasília
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br