Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/12/22 às 17h14 - Atualizado em 7/12/22 às 17h33

Extensionista da Emater-DF recebe homenagem em sessão solene da Câmara dos Deputados

COMPARTILHAR

Evento homenageou os 74 anos do Dia Nacional do Extensionista Rural

 

Foto: Arquivo pessoal

 

Em comemoração ao Dia Nacional do Extensionista Rural, celebrado anualmente em 6 de dezembro, a Câmara dos Deputados realizou sessão solene e homenageou extensionistas de todas as Emateres do país com troféu de profissional destaque de cada uma delas. Pela Emater-DF, o extensionista e assessor da área Internacional da empresa, Luiz Rocha, foi o escolhido para a condecoração.

 

Com 40 anos de trabalho pela empresa, completados em 23 de novembro deste ano, Luiz Rocha analisa que o atual patamar de excelência conquistado pela Emater-DF foi uma construção conjunta de todos os empregados e colaboradores ao longo dos anos. Como assessor internacional e a ajuda dos colegas, ele afirma que tem sido possível mostrar para o mundo a assistência técnica e extensão rural (Ater) realizada no DF.

 

“Já fomos visitados por centenas de autoridades de países da África, América Latina, Ásia e mesmo países desenvolvidos como Inglaterra, Estados Unidos e Rússia. Todos interessados em conhecer o trabalho da extensão rural do Distrito Federal como case do Brasil, por meio de parcerias com diversos organismos internacionais como a FAO, PMA, GIZ e JICA.  Desta forma, estamos colocando a nossa extensão rural no cenário mundial e garantindo a segurança institucional da extensão e, principalmente, mostrando a importância  da agricultura familiar no cenário  do país e do mundo”, declarou Luiz Rocha.

 

Foto: Arquivo pessoal

A presidente da Associação dos Servidores da Emater-DF (Asser-DF), Heloísa Gavião, participou da solenidade na casa legislativa e se emocionou com as falas de valorização das atividades de Ater. “Houve reconhecimento dessa nossa linda profissão, que é vocação e missão de promover a melhoria de vida da família do campo. Falas importantes sobre a valorização do nosso trabalho. Foi emocionante ver o colega Luiz Rocha receber a homenagem e nos representar tão bem. Parabéns a todos os extensionistas! Parabéns a Emater-DF!”, ponderou Heloísa.

 

A sessão solene foi convocada por requerimento dos deputados federais Zé Silva (Solidariedade/MG) e Bohn Gass (PT/RS). Além de Luiz Rocha e Heloísa Gavião, participaram da solenidade na Câmara dos Deputados, representando a Asser-DF, os extensionistas da Emater-DF, José Nilton e Renato de Carvalho Lopes.

 

Valorização da Ater

O deputado Zé Silva presidiu a mesa de abertura e ressaltou que a homenagem é necessária para defender, fortalecer e valorizar a assistência técnica e extensão rural (Ater), além da agricultura familiar. Lembrou ainda que o Dia Nacional do Extensionista foi definido por causa da criação da primeira empresa de Ater do país, a Emater de Minas Gerais. O parlamentar é dirigente da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural da Câmara dos Deputados.

 

“Para nós, os extensionistas rurais não são só os técnicos ou as técnicas que vão para o campo, mas todos os profissionais que atuam nas entidades de Ater e promovem o desenvolvimento sustentável no campo. Ela é muito mais que uma profissão, as diversas formações acadêmicas e científicas se unem para cuidar do desenvolvimento e da qualidade de vida das pessoas do campo”, falou.

 

Foto: Arquivo pessoal

Em mensagem lida pelo deputado Zé Silva, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira destacou que o extensionismo rural tem importante papel na melhoria da produção agrária do nosso país, devendo ser enaltecido e fomentado. “Em função das desigualdades socias dentro da produção rural, o trabalho do extensionista rural é tão importante. Ao divulgar o resultado de pesquisa e conhecimentos sobre técnicas e modos de produção que auxiliam o trabalhador do campo, nossos homenageados certamente promovem qualidade de vida diretamente do público atendido, enquanto contribuem para aprimorar as atividades da terra e prevenir danos ambientais”, disse Arthur Lira.

 

Já o deputado Bohn Gass disse que os extensionistas são os agentes de educação rural e conhecimento, informação e desenvolvimento no campo e que o serviço de Ater é, portanto, uma das atividades mais importantes das políticas de desenvolvimento do Brasil. “Um bom serviço de Ater gera organização social, organização produtiva das famílias e das comunidades do agricultores. A extensão rural tem um papel essencial no respeito aos direitos de quem produz, no respeito ambiental e sustentabilidade, no respeito à juventude rural e no respeito às mulheres”, afirmou.

 

A mesa da Sessão Solene contou com a presença do coordenador geral da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e da Pesquisa do Setor Público Agrícola do Brasil (Fazer), José Cláudio Fidelis; da superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Zanella; da coordenadora geral da Contraf-Brasil/Central Única dos Trabalhadores (CUT), Josana Lima; do diretor geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); do diretor executivo da Embrapa, Tiago Toledo Ferreira; da presidente da Associação dos Servidores da Associação Rio Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Ascar/Emater-RS), Marines Rosali Bock, e da secretária de Políticas Agrícolas da Contag, Vânia Marques Pinto.

 

Durante a sessão, os parlamentares entregaram ao autor da Lei 14.275/2020, deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), uma minuta de medida provisória. O documento prevê medidas emergenciais de amparo à agricultura familiar, para mitigar os impactos socioeconômicos da Covid-19.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br