Com a presença da presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, o Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CRDRS) do Gama se reuniu, nesta segunda-feira (7), para discutir o planejamento de questões prioritárias das regiões do Gama, Recanto das Emas e Santa Maria. Na pauta, entre outras demandas, foram debatidos temas como energia, regularização fundiária e melhorias das estradas.
Novos membros dos conselhos regionais de desenvolvimento rural tomam posse
O encontro foi realizado na sede da Associação dos Produtores, Moradores e Trabalhadores Rurais do Núcleo Recanto dos Buritis (Aspro Buritis-DF), localizada na Ponte Alta de Cima, no Gama. “Estamos aqui para ouvir as demandas e auxiliar nos encaminhamentos. A Emater é um órgão público, do Governo do Distrito Federal, que tem a missão de olhar pelo produtor rural, olhar pelo campo. O governador tem dado uma atenção muito especial às questões rurais e tenho certeza que muitas coisas, das pautas apresentadas, vão fluir”, afirmou a presidente da Emater-DF, que esteve acompanhada da extensionista rural da empresa Carmen Pinagé Lopes e o assessor Mesaque Barbosa.
Produtora rural desde 1992 no Recanto dos Buritis, Maria José é a atual presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável do Gama. De acordo com ela, que cultiva frutas, tem uma agrofloresta e também produz biscoitos, a atuação da Emater-DF é importante no planejamento, organização e encaminhamento das demandas.
“A Emater sempre foi nossa parceira. Nessas reuniões os técnicos nos ajudam com diversas questões. Quando a Emater não está presente em reuniões do conselho a gente sente falta”, ressaltou Maria José. Importante polo produtor, no Gama é possível encontrar produtores de hortaliças, frutas, cultivo de grãos, criação de aves, suínos, bovinos, peixes, caprinos, ovinos, agroindústrias e artesanato.
O encontro também contou com a presença do secretário-executivo do conselho Cristiano Varela, da administradora Regional do Gama, Joseane Araújo Feitosa, do representante da Seagri Sérgio Leão, do presidente da Associação Aspro Buritis, Silvestre, produtores rurais e outros representantes locais.
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br