Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/06/19 às 14h15 - Atualizado em 19/06/19 às 10h52

Universidade de Coimbra aborda em livro projeto de educação ambiental de assessor da Emater

 

O geógrafo e assessor da direção-executiva da Emater-DF Tupac Petrillo

 

Uma proposta pedagógica em educação ambiental desenvolvida pelo assessor da Emater-DF Tupac Borges Petrillo com alunos de escolas públicas e privadas do Distrito Federal acaba de ser publicada em um livro editado pelo Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (Cegot), de Portugal. A instituição é um centro de pesquisa na área de geografia avançada que reúne três universidades portuguesas – Coimbra, Porto e Minho.

 

Emater-DF testa aplicativo com serviços do Sistema Público de Agricultura
Convênio da Emater-DF com Serpro leva Internet das Coisas a sistema de irrigação
Internet de alta velocidade da Emater-DF beneficia escolas, postos de saúde e da PM

 

A experiência é contada no capítulo “Educação ambiental embarcada e as TIC em geografia: uma proposta didático-pedagógica para um método de ensino de atividade especial através da navegação no Lago Paranoá – Brasília”, que integra o livro “Ensinar Geografia, Formação Inicial de Professores e Propostas de Aplicação Didático-pedagógica”. A publicação pode ser baixada gratuitamente aqui.

 

Geógrafo pela Universidade Federal de Goiás, Petrillo foi professor de geografia e de educação ambiental. Ele é especialista em Gestão Ambiental e Ordenamento Territorial pela Universidade de Brasília (UnB) e faz doutorado pleno pela Universidade de Coimbra, no Departamento de Geografia e Turismo. Atualmente, Petrillo é assessor especialista de políticas públicas em Meio Ambiente da diretoria-executiva da Emater-DF.

 

Tupac Petrillo mostra sistema de energia solar ao governador Ibaneis Rocha na AgroBrasília

 

No capítulo de sua autoria, Petrillo propõe uma aplicação didático-pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Geografia, como forma de disseminar fundamentos da educação ambiental e estimular os estudantes para o tema.

 

Quando professor de educação ambiental, Petrillo demonstrava a alunos de escolas públicas e particulares orientações sobre o ciclo hidrológico, características de urbanização e ocupação das margens, aspectos físicos e fitofisionômicos do Lago Paranoá (fauna, flora, geologia, dentre outros), manejo de resíduos sólidos e outros tópicos de educação ambiental, de forma a integrar tecnologia, interatividade e aprendizado.

 

A ideia era tornar o aprendizado divertido e em um ambiente lúdico, fora da sala de aula, a bordo de uma embarcação de grande porte preparada para aplicações didáticas.

 

Capa do livro e folha de rosto da publicação editada pela Universidade de Coimbra

 

“Entre 1998 e 2010, atendemos cerca de 40 mil alunos das redes pública e particular, firmamos parcerias com a UnB, Ministério Público do Distrito Federal, foram atendidos 800 alunos do Programa de Aceleração da Aprendizagem das escolas públicas e inovamos bastante na forma de abordagem dos conteúdos”, afirma o educador.

 

MAIS SOBRE O AUTOR

Além de pesquisador e professor, Tupac Petrillo já atuou como consultor ambiental e de gestão ambiental em diversas instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Na Universidade de Coimbra, foi contemplado com bolsa de mérito como primeiro colocado no Departamento de Geografia no biênio 2016/2017. Também foi investigador europeu no programa Life Payt, do Instituto Politécnico de Coimbra, estudando sistemas “Pay-As-You-Throw” para resíduos sólidos, em consonância com os conceitos de economia circular da Comunidade Europeia. Por esse sistema, os usuários pagam uma taxa cujo valor varia conforme a quantidade de resíduos sólidos que descartam.

 

MAIS SOBRE O LIVRO
Título: “Ensinar Geografia, Formação Inicial de Professores e Propostas de Aplicação Didático-pedagógica”
Páginas: 349
Organizadores: Fátima Velez de Castro, Adélia Nunes e Paulo Nossa.
Publicação: Cegot, com apoio dos Fundos Europeus de Desenvolvimento Regional, através do Compete 2020 – Programa Operacional “Competitividade e Internacionalização”, e por fundos nacionais por meio da Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Link para download: https://www.researchgate.net/publication/333632001_Ensinar_Geografia_Formacao_inicial_de_professores_e_propostas_de_aplicacoes_didatico-pedagogicas/download

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br