Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/08/17 às 16h42 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

União em prol da alimentação escolar

 

Emater-DF e Seagri capacitam nutricionistas da Secretaria de Educação sobre critérios para recebimento de produtos para alimentação escolar

 

Desde 2015, a Emater-DF, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) e a Secretaria de Educação têm trabalho em conjunto para o desenvolvimento e aprimoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no DF. Neste ano, cerca de 20 tipos de frutas e hortaliças vêm fazendo parte da alimentação de estudantes da rede pública de seis regionais de ensino.

 

Levando em conta a sazonalidade e um cronograma anual de entrega, elaborado entre as três instituições envolvidas no Pnae, nutricionistas da Secretaria de Educação montam o cardápio das escolas. Nesta sexta-feira (25), o Escritório de Comercialização da Emater-DF (Escom), em parceria com a Seagri, iniciou uma capacitação desses profissionais para que atuem como multiplicadores junto às escolas sobre os critérios de avaliação dos produtos entregues pelos agricultores.

 

Segundo o gerente do Escom, Blaiton Carvalho, o objetivo principal é contribuir para que as nutricionistas conheçam mais sobre os aspectos referentes à padronização e qualidade dos alimentos. “Elas atuarão junto às escolas para ajudar aqueles que recebem os alimentos a identificar, visualmente, se o alimento está em condições de consumo ou não. Às vezes, um pequeno defeito na casca de um produto não inviabiliza seu uso”, explica.

 

2508 cruso_nutri2O Programa

 

Para este ano foram destinados R$ 6,4 milhões para aquisição de aproximadamente 900 toneladas de frutas, verduras e legumes da agricultura familiar. Cada produtor pode receber até R$ 20 mil (o valor depende da quantidade produzida) pelo Pnae.

 

Segundo o presidente da Emater-DF, José Guilherme Leal, “por meio desse trabalho articulado entre a Emater e as secretarias queremos aprimorar ainda mais o programa, incluindo mais regionais de ensino, ampliar os recursos e garantir alimentos de qualidade nas escolas”, diz.

 

A diretora de Alimentação Escolar, da Secretaria de Educação, Kelen Pedrollo, diz que o trabalho articulado feito desde 2015 trouxe avanços em vários aspectos. “Tivemos melhorias na execução dos contratos, na entrega dos alimentos, e continuamos a identificar os gargalos e corrigi-los durante o processo”, falou.

 

Para o diretor de Compras Institucionais da Seagri-DF, Lúcio Flávio da Silva, a capacitação dos profissionais da educação também visa a sensibilização sobre o que é agricultura familiar. “É uma camada social que precisa de apoio e incentivo para acessar o mercado”, conta.

 

FNDE

 

O curso também contou com uma apresentação da chefe da Divisão da Agricultura Familiar, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sara Regina Souto Lopes.

 

A instituição é responsável pelo repasse dos recursos para Pnae. No curso, Sara apresentou um panorama nacional do programa e destacou a importância tanto para uma alimentação saudável das crianças, quanto para o desenvolvimento econômico e social local por meio do incentivo aos agricultores.

 

2508 cruso_nutri3

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br