Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/07/16 às 16h02 - Atualizado em 29/10/18 às 11h38

Turismo rural é opção de lazer para o brasiliense

 

Durante mais de quinze anos, a chácara Isasbelas, localizada na Colônia Agrícola Rajadinha I (região administrativa de Planaltina), produziu quiabo, maxixe e outras hortaliças. Há pouco mais de dois anos, no entanto, a proprietária Lázara Brasileiro transformou o espaço em uma casa para eventos. Hoje, a chácara faz parte do Circuito Turístico Rajadinha, que teve sua temporada de visitação aberta neste domingo (3), com uma feijoada no local. Cerca de 70 pessoas compareceram ao evento.

 

A rota turística foi implantada em 2014 pela Emater-DF, por meio do escritório da empresa em Planaltina. Segundo a turismóloga da Emater-DF, Zaida Regina da Silva, o turismo é uma atividade complementar para os agricultores que fazem parte do circuito. “Eles já trabalham com produção de hortaliças, flores, artesanato, e a nova atividade pode aumentar a renda deles, além de valorizar o espaço em que vivem”, explica.

 

Para o secretário adjunto de Agricultura, Sebastião Marcio de Andrade, ao abraçar o projeto, a Emater-DF abre os olhos para o “novo espaço rural”. “Agregar atividades às já existentes é uma maneira de valorizar o campo. Além disso, o Circuito da Rajadinha é a primeira tentativa de implantar uma rota turística com estrutura e planejamento, o que torna esse projeto bastante promissor”, destacou. O secretário adjunto acrescentou que existem diversas áreas rurais no Distrito Federal que podem adotar programas semelhantes. “Em breve, o brasiliense vai descobrir e valorizar as áreas rurais”, observou.

 

O circuito turístico é aberto a qualquer pessoa ou grupo. No local, o visitante poderá encontrar aves exóticas, artesanato, produtos orgânicos, flores e plantas ornamentais e culinária rural. As visitas são gratuitas e devem ser agendadas por telefone. Participam do circuito dez chácaras, mas a ideia é agregar outros produtores da região.

 

Feira — Nos dias 17 e 18 de setembro, será realizada a Feira da Colônia, em uma das propriedades do circuito. O evento vai reunir produtores não só da Rajadinha, mas também de outras regiões. Na ocasião, haverá comercialização de uma grande diversidade de produtos rurais, além de apresentações culturais. O objetivo é promover a integração entre a população urbana e rural, além de promover o circuito turístico.

 

Circuito Turístico Rajadinha
Informações: Emater-DF – Planalitna – (61) 3388-1915

 

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br