Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/03/15 às 14h12 - Atualizado em 29/10/18 às 11h23

Trabalho do Escritório de Alexandre Gusmão é estratégico para o DF

 

“Nosso entendimento é que em Alexandre Gusmão tem um trabalho bastante estratégico para o Distrito Federal como um todo. A região de atuação da equipe é uma região que produz muita olericultura e algumas frutas e isso é estratégico para o abastecimento do Distrito Federal. Impede que tenhamos que importar alimentos de outros estados, portanto economiza divisas, além do aspecto do desenvolvimento social das famílias atendidas pela Emater-DF, com melhoria da qualidade de vida, com as pessoas adquirindo bens de consumo, sem contar as melhorias habitacionais que estão sendo inseridas no processo econômico da produção agropecuária”. A avaliação foi feita pelo presidente da Emater-DF, Argileu Martins, ao final do encontro com a equipe do Escritório de Alexandre Gusmão, na manhã desta terça-feira, 24.

 

A Unidade foi a segunda a ser visitada por Argileu, acompanhado do diretor-executivo Rodrigo Marques. A atividade da direção da Empresa visa uma maior integração entre o Escritório Central e as equipes do campo. As visitas começaram na última segunda-feira, 23.

 

Outros aspectos destacados por Argileu foram o comprometimento da equipe e a organização das informações sobre seu público-alvo. “Importante o domínio das informações da cidade que eles atuam. E a qualidade das informações, que nos permitirão traçar novas metas de atendimento ao produtor rural. A visita foi proveitosa e percebo que temos chance de continuar crescendo e expandindo o trabalho que a Emater desenvolve na região”.

 

Conheça o escritório de Alexandre de Gusmão

 

A unidade local da Emater em Alexandre de Gusmão conta com 11 membros na equipe, entre auxiliares de serviços gerais, agrônomas, veterinário, técnico em agropecuária, assistentes administrativos, economista doméstica e motorista.

 

O escritório atende a 911 propriedades rurais localizadas no Incra 6, 7 e 8, Reserva D, Rodeador, assentamentos Graziele Albes, Gabriela Monteiro e Dorothy Stang.

 

Na região, as principais atividades desenvolvidas são olericultura e fruticultura, sendo o morango e a goiaba os destaques da região. Outras atividades também vêm se destacando como forma de agregação de valor à produção como: agroindústria, hidroponia, o cultivo protegido e a produção orgânica.

 

Há um acompanhamento constante das unidades de irrigação da região, divulgação de tecnologias inovadoras como a hidroponia , piscicultura e o cultivo protegido.

 

Além da assistência técnica ao produtor, a unidade contribui na realização da Festa do Morango, que acontece entre agosto e setembro. Lá, são realizadas atividades como o encontro técnico, concurso de receitas, exposição agrícola, Morangolândia (centro de comercialização de morangos e derivados) e a Florabraz (centro de comercialização de Flores e Artesanatos).

 

Para garantir produtos com qualidade à população, a equipe promove capacitações sobre alimentos seguros, por meio dos programas Pró-folhosas e de Agroindústria. A saúde do trabalhador também recebe cuidados, com cursos sobre tecnologia na aplicação correta de agrotóxicos.

 

O suporte à organização dos produtores rurais também faz parte do trabalho desenvolvido. Na região, há a Associação dos Produtores Rurais de Alexandre de Gusmão, que comercializa a produção da agricultura familiar por meio dos programas governamentais PAPA-DF, PNAE e PAA.

 

Ações preservacionistas também fazem parte das atividades, como atuação no projeto Descoberto Coberto, cadastramento e distribuição de mudas de árvores do Cerrado, cedidas pela Secretaria de Agricultura, apoio à destinação correta de composto de lixo e campanhas de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br