Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/05/17 às 16h09 - Atualizado em 29/10/18 às 11h41

Tecnologia em prol da produção sustentável

 

Emater-DF participa da 1ª Mostra de Inovações para a Agricultura Orgânica

 

Produtores rurais, técnicos de órgãos governamentais, estudantes e demais interessados participaram, na manhã desta terça-feira (30), da abertura da 1ª Mostra de Inovações Tecnológicas para a Agricultura Orgânica. O evento, que faz parte da programação da 13ª Semana dos Alimentos Orgânicos, realizada em todo o país pelo Ministério da Agricultura. Durante a solenidade, representantes do Sindicato dos Produtores Orgânicos do DF (Sindiorgânicos) apresentaram o projeto “Brasília – Capital Orgânica”, que prevê a criação de infra-estrutura para comercialização de produtos sem agrotóxicos.

 

Para o presidente da Emater-DF, Argileu Martins, o campo não é mais sinal de atraso. “Precisamos mostrar a quantidade de tecnologia embarcada na produção de alimentos”, destacou. Segundo o dirigente, a empresa está empenhada em consolidar cada vez mais uma visão de futuro. “A agricultura orgânica não tem volta. A demanda da sociedade por alimentos seguros e saudáveis é crescente”, refletiu.

 

Já o secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, elencou os aspectos que fortalecem a produção orgânica. “Temos uma lei distrital que institui políticas de apoio à produção e comercialização. O FDR (Fundo de Desenvolvimento Rural) possui uma linha de crédito específica para esse tipo de produção e nosso diálogo com as forças políticas e produtivas está estreito e integrado para que possamos organizar o setor”, comemorou José Guilherme.

 

O presidente do Sindiorgânicos, Gilsérgio dos Santos Silva, apresentou o projeto “Brasília – Capital Orgânica”. O objetivo é criar uma estrutura de recebimento e preparo de produtos nas dependências da Ceasa-DF, de forma a facilitar a vida do produtor. “Atualmente, temos 130 empreendedores orgânicos cadastrados. Nossa meta é chegar a 300 depois que essa estrutura for instalada”, detalhou Gilsérgio. Além da usina de beneficiamento na Ceasa, o projeto prevê a implantação de oito “pontos orgânicos” — locais de venda de produtos em todo o DF. O secretário José Guilherme Leal garantiu apoio do Sistema Público da Agricultura para a consolidação do projeto.

 

Programação — A 1ª Mostra de Inovações Tecnológicas para a Agricultura Orgânica vai até a próxima quinta-feira (1º de junho). Oficinas, painéis e palestras sobre compostagem, biofertilizantes, insumos e controle biológico de pragas são algumas das atividades incluídas na programação. O evento acontece na Casa do Cerrado, no Setor Terminal Norte, e conta ainda com mostra e comercialização de produtos orgânicos.

 

3005 mostra_tecnolgica_orgnicos_fala_argileu
3005 mostra_tecnolgica_orgnicos_pblico

 

Confira a programação da Mostra

 

Programacao Mostra_de_Inovaoes_TecAgric_Organica

 

Serviço
1ª Mostra de Inovações Tecnológicas para a Agricultura Orgânica
Data: 30/05 (terça) a 1º/06 (quinta-feira)
Hora: a partir de 9h
Local: Casa do Cerrado – Parque Estação Biológica, Setor Terminal Norte (em frente à sede da Emater-DF)
acesso livre

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br