Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/11/19 às 11h02 - Atualizado em 11/11/19 às 11h02

Técnicos da Emater-DF discutem técnicas agroecológicas com uso de biofertilizantes

Apresentação foi realizada pelos extensionistas Daniel Rodrigues e Juliano Oliveira

 

Pensando cada vez mais no aumento da qualidade e da quantidade da produção de alimentos no Distrito Federal, a Emater-DF tem realizado cursos sobre práticas agroecológicas voltadas para os agrônomos e zootecnistas da empresa. O foco da última semana foi a elaboração e aplicação de biofertilizantes líquidos. Em todo o DF, mais de 60 propriedades já aderiram ao método.  As práticas agroecológicas são sustentáveis e podem ser adotadas tanto por produtores de orgânicos quanto de convencionais.

 

Técnicos da Emater discutem planejamento de plantios orgânicos para produzir o ano todo

Em curso de agroecologia da Emater, Embrapa anuncia técnica inédita para avaliar saúde do solo

 

Como pilares da agricultura sustentável, os extensionistas da Emater adotam a adubação verde, a remineralização com pó de rocha, que aumenta o potencial das raízes, e o uso de biofertilizantes líquidos. Dessa vez, quem repassou o aprendizado foram os extensionistas da própria empresa Daniel Rodrigues, que atua em Planaltina, e Juliano de Oliveira, do núcleo rural Alexandre Gusmão, em Brazlândia.

 

De acordo com Rodrigues, o uso de multiplicadores de micro-organismos, por meio de técnicas apropriadas, é um método natural e que produz resultados como o aumento da produção e a diminuição de incidência de doenças e pragas. “As plantas estão muito mais acostumadas com os nutrientes do solo, via micro-organismos, do que com adubação química. Eles trazem um equilíbrio maior para as plantas”, ressaltou.

 

O extensionista destacou a importância de ações associadas para o sucesso da produção de forma sustentável. “Não existe uma forma milagrosa que vai salvar tudo. Existe um conjunto de ações que melhora o sistema de irrigação, a nutrição da planta e vai melhorando todo o cultivo.”

 

O extensionista Juliano de Oliveira atua no escritório da Emater em Alexandre Gusmão, região de Brazlândia

 

Oliveira, por sua vez, apresentou questionamentos sobre as principais causas estruturais que geram baixa produtividade, problemas fitossanitários e sobre o correto manejo de irrigação.

 

Referência tecnológica

Durante a manhã, os extensionistas apresentaram seus conhecimentos aos colegas na sede da empresa.  Na ocasião, a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, que esteve no encontro, ressaltou que os técnicos têm dado o exemplo na busca por aprendizado. “Mesmo que a gente muitas vezes não tenha condições necessárias para uma capacitação, vocês estão buscando e nos colocando na ponta, como referência tecnológica no Brasil”, ressaltou.

 

“Esse empenho de vocês em buscar estudar, se profissionalizar, transmitir esse aprendizado entre os demais e colocar em prática junto aos nossos produtores é motivo de muito orgulho. A gente faz a diferença”, destacou o diretor-executivo da empresa, Antonio Dantas, que também esteve presente.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, e o diretor-executivo, Antonio Dantas, no encontro

 

Na parte da tarde, a experiência foi prática, com visita a duas propriedades em Planaltina que aplicam as técnicas apropriadas para orgânicos com uso de biofertilizantes, sendo uma de um produtor de bananas e outra de produtor de mais de 30 espécies de folhosas.  

 

Os cursos, que começaram dia 18 de outubro e encerram-se no dia 22 de novembro, ocorrem uma vez por semana e fazem parte de convênio de formação e capacitação de agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br