Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/08/16 às 10h39 - Atualizado em 29/10/18 às 11h38

Taquara celebra o pimentão

 

Cerca de 300 pessoas participaram, no último sábado (6), do encerramento da Semana do Pimentão no núcleo rural Taquara (região administrativa de Planaltina). Degustação de pratos feitos com a hortaliça, mostra agrícola, premiação do Concurso de Boas Práticas Agrícolas (BPA), jantar comunitário e apresentação musical fizeram parte da programação. O evento, promovido pela Emater-DF em parceria com a Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara), Secretaria de Agricultura, Ceasa e Administração Regional de Planaltina, chegou à sua 18ª edição.

 

Para o secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, a semana se consolidou como um dos eventos mais importantes da área rural de Brasília. “Hoje a Taquara se destaca pela excelência da produção e, a cada ano, aumenta o número de participantes”, observou. Já o diretor executivo da Emater-DF, Rodrigo Marques, lembrou que a empresa é parceira dos produtores há muitos anos. “A capacitação feita não só durante a semana, mas também ao longo do ano pelo nosso escritório na comunidade, faz com que os alimentos produzidos na região cheguem com mais qualidade à mesa do consumidor”, ressaltou.

 

Ao longo da semana, os agricultores e trabalhadores rurais participaram de palestras sobre cultivo protegido, controle de pragas, novas tecnologias de produção e outros temas técnicos. Na quarta-feira (3), a Emater-DF promoveu, junto com equipes da Secretaria de Saúde, exames de sangue e pele, além da campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos.

 

Integração — O encerramento no sábado foi aberto com uma cavalgada, no período da tarde. No início da noite, a comunidade se reuniu para um jantar, onde foram oferecidos também alguns pratos feitos com pimentão. As iguarias, preparadas pela equipe do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da Emater-DF, provaram que, com a hortaliça, é possível elaborar receitas saborosas e nutritivas. Pimentão recheado, canapés, molho agridoce e temperos diversos eram algumas das opções.

 

Para premiar as propriedades que seguem as orientações da Emater-DF e da legislação, o escritório local da empresa promoveu o Concurso de Boas Práticas Agrícolas. Os produtores Zacarias Severino de Rezende (1º lugar, com 73,7 pontos), Patrício Kreppel (2º lugar, com 70,3 pontos) e José Augusto de Rezende (3º lugar, com 61,1 pontos) foram os premiados. O concurso avalia as condições da propriedade, onde são observados aspectos de higiene, saneamento básico, qualidade da água, condições do local onde as hortaliças são embaladas, como que elas são transportadas, uso dos equipamentos de proteção, aplicação e armazenamento dos insumos químicos, dentre outros. “Isso garante que o alimento chegará ao mercado com segurança e qualidade. Tudo é feito pensando não só no produtor e sua família, mas também no consumidor final”, explica Fabiano Carvalho, gerente do escritório da Emater-DF na Taquara.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br