Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/03/15 às 16h14 - Atualizado em 29/10/18 às 11h23

Sudão conhece experiências para o desenvolvimento rural

 

De acordo com o Índice Global da Fome, o Sudão tem um alto indicador de insegurança alimentar, sendo uma das nações mais famintas do mundo. Para terem subsídios na elaboração de políticas e ações que melhorem as condições da população, uma comitiva do governo do Sudão conheceu a experiência brasileira nos programas de compras institucionais e o serviço de assistência técnica e extensão rural – que são umas das principais ferramentas para o desenvolvimento econômico e social das famílias rurais.

 

Acompanhados pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA), da ONU, e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), os visitantes conheceram, nesta sexta-feira (6), a unidade local da Emater-DF no núcleo rural Alexandre de Gusmão (região administrativa de Brazlândia). O gerente local, Hélio Lopes, apresentou a equipe da unidade fez uma apresentação sobre como funciona o atendimento e acompanhamento das famílias rurais.

 

Em seguida, a comitiva visitou a Unidade de Recebimento e Distribuição de Alimentos (URDA) da região, onde a Emater-DF e a Associação dos Produtores Rurais de Alexandre Gusmão (Asprag) operacionalizam o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura (Papa-DF).

 

O presidente da Asprag, José Célio de Souza Bezerra, falou da importância de os produtores estarem organizados por meio de associação e do papel da instituição para o desenvolvimento das famílias.

 

No dia anterior, quinta-feira (5), os representantes do governo do Sudão foram recebidos na Emater-DF, onde o presidente, Argileu Martins, e o assessor internacional, Luiz Rocha, fizeram uma apresentação sobre o serviço de assistência técnica e extensão rural e sobre os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA), Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de Aquisição da Produção da Agricultura do DF (Papa-DF).

 

Argileu destacou que “não adianta ter crédito e políticas públicas sem agentes no campo” e falou da prioridade local em fortalecer sistemas de produção agroecológicos.

 

A comitiva era formada pelo Ministro da Agricultura e Irrigação, Ibrahim Mahmoud Hamid, o  Ministro do Bem-Estar Social, Masha’er Ahmed Al-Amin Abdalla Al-Dawallab, o Ministro da Educação, Adam Abdalle Al-Nour, Subsecretário do Ministério Federal da Saúde, Isam Eldin Mohamed Abdalla, o Presidente do Comitê de Agricultura da Assembléia Nacional, Habib Makhtoum, o Ministro da Agricultura do Estado de Kassala, Majzoub Musa Majzoub, o Diretor Executivo do Gabinete do Ministro da Agricultura, Anwar Ahmed Mohamed Khalifa e o Diretor do Diretório Geral de Investimentos, Mansour Fath Elrahman Mansour.

 

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br