Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/09/16 às 15h36 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Sucos são opção nutritiva

Em tempos de calor excessivo e baixa humidade do ar, Emater-DF apresenta receitas de bebidas funcionais que, além de hidratar o organismo, previnem doenças e repoem nutrientes

 

Nesta época do ano seca e quente, quando os níveis de umidade relativa do ar chegam a índices muito baixos, é importante se hidratar bem. O recomendável é cada pessoa tomar no mínimo dois litros de água por dia. O Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da Emater-DF aproveita a ocasião para apresentar duas receitas simples que, além de amenizar a secura do organismo, ajudam a repor nutrientes de forma saborosa: os sucos funcionais.

 

De acordo com a economista doméstica do Centrer, Sandra Evangelista, as bebidas feitas de frutas naturais possuem substâncias que previnem doenças e ajudam o organismo a funcionar melhor. “Sucos vermelhos contêm antioxidantes, que ajudam a prevenir o câncer, doenças cardíacas e de pele, além de auxiliar no bom funcionamento das funções cerebrais e prevenir o envelhecimento precoce. Já os sucos verdes melhoram a digestão, aumentam as defesas do corpo, são anti-inflamatórios, cicatrizantes e previnem dores de cabeça, gripes e resfriados, além de ajudar a reduzir o peso”.

 

Sandra acrescenta que as receitas exigem pouca água (em média, meio copo em cada) e dispensam o açúcar. “São sucos fáceis de fazer, nutritivos e facilitam a desintoxicação”, finaliza. As bebidas foram apresentadas ao público visitante da Feira da Colônia, na Rajadinha I (região administrativa de Planaltina), no último fim de semana.

 

Suco vermelho
Ingredientes
1 fatia fina de melancia
1 maçã
4 morangos
1 limão espremido

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva imediatamente.


Suco verde
Ingredientes
1 fatia média de abacaxi
1 punhado de hortelã
1 folha de couve
1 limão espremido
1 colher (sopa) de linhaça

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva imediatamente.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br