Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/08/19 às 13h18 - Atualizado em 23/08/19 às 13h18

Sucos funcionais são alternativa a efeitos da seca; curso ensina receitas e propriedades

Danielle Amaral, do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural da Emater-DF

 

A falta de chuvas nesta época do ano derruba a umidade relativa do ar no Distrito Federal e prejudica milhares de pessoas que sofrem com problemas respiratórios. A solução é hidratar o organismo. Os especialistas recomendam a ingestão de, no mínimo, dois litros de água por dia.

 

Emater-DF promove oficinas em agosto

 

Mas há uma maneira mais saborosa e nutritiva: adotar o consumo de sucos funcionais. A nutricionista Danielle Amaral, do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da Emater-DF, ministra, na quarta-feira (28), uma oficina sobre o tema no Banco de Alimentos, na Ceasa-DF. As inscrições já podem ser feitas e o curso é aberto a toda a população.

 

Danielle explica que algumas bebidas, além de hidratar, contribuem para melhorar o funcionamento do corpo e prevenir problemas de saúde. “Na oficina, vamos fazer suco verde, vermelho, amarelo [energético], laxante e termogênico [que acelera o metabolismo]”, explica, acrescentando que, sempre que possível, é importante usar frutas orgânicas, que mantêm as propriedades.

 

O suco vermelho, por exemplo, pode ser feito com várias frutas desta cor. “Melancia, morango, maçã e uva, dentre outras, possuem as mesmas propriedades, o que permite que a gente possa variar, alterando o sabor”, ensina. Danielle lembra que as frutas possuem adoçantes naturais, o que dispensa o uso do açúcar. “Elaborar esses sucos em casa é uma excelente opção para as crianças e idosos, que sofrem mais com a seca”, conclui.

 

SERVIÇO
Oficina de Sucos Funcionais
Data
: 28/08 (quarta)
Horário: 9h às 12h
Local: Centro de Capacitação e Comercialização (CCC) – Ceasa-DF – Setor de Indústria e Abastecimento, Trecho 10
Vagas: 30
Valor: R$ 30
Instrutora: Danielle Amaral (nutricionista)
Inscrições e informações: (61) 3311-9492; (61) 99192-9089 (WhatsApp);
cursoscentrer.emater@gmail.com

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br