Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/05/16 às 8h59 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Sonho da casa própria está mais próximo

 

Dentro de oito meses, 18 famílias do assentamento Pequeno William, na região administrativa de Planaltina, receberão casas por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Os assentados assinaram contrato nesta quarta-feira (11), na agência da Caixa Econômica Federa de Planaltina, com representantes da Emater-DF – empresa que coordena o projeto técnico-social. Serão investidos R$ 613,8 mil no projeto, que vai erguer unidades de 50 m², com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

 

De acordo com a coordenadora do PNHR na Emater-DF, Jane Batista, paralelo à construção das casas, a empresa deve desenvolver o trabalho social, uma das exigências do projeto. “Vamos oferecer cursos e oficinas de capacitação na área de produção agrícola, gestão do agronegócio e comercialização. O objetivo é que os assentados produzam mais e melhor e, assim, possam aumentar sua renda”, explica Jane.

 

O assentamento, que é atendido pelo escritório da Emater-DF em Planaltina, foi implantado há cerca de cinco anos. A principal atividade da comunidade é a produção agroecológica. Os agricultores vendem suas hortaliças uma vez por semana no Centro de Capacitação e Comercialização (CCC) da Ceasa. Alguns entregam produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

 

A produtora Manu Camile Gomes, que vende ovos caipiras, está animada com o benefício. “Não tenho possibilidade de fazer construir uma casa nessas condições, com caixa d’água, fossa séptica. Terei mais conforto e poderei desenvolver melhor minhas atividades complementares”, vislumbra ela, que trabalha também com artesanato, tecelagem e pintura a guache.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br