Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/15 às 12h32 - Atualizado em 29/10/18 às 11h35

Sobradinho, terra da mandioca

 

O Distrito Federal possui vocação agrícola em várias frentes. Morango em Brazlândia, pimentão e tomate no núcleo rural Taquara (Planaltina), maracujá no Pipiripau (também na região de Planaltina), dentre outros. Em Sobradinho, a Emater-DF apoia agricultores no cultivo de excelência da mandioca. Aos poucos, a cidade está sendo reconhecida como um dos polos produtivos dessa raiz, que possui um grande mercado consumidor na capital federal. De olho nesse potencial, a Emater-DF realiza, nesta sexta-feira (2), o 2º Encontro de Produtores de Mandioca do Distrito Federal e Entorno.

 

Atualmente, Sobradinho possui 55 produtores da raiz, num total de 117 hectares de cultivo. Excelente fonte de carboidratos e livre de glúten, a mandioca é uma alternativa barata de alimento, além de ser utilizada na produção de farinha, massa para tapioca e polvilho. “A organização dos produtores, aliada ao trabalho que estamos realizando na região, está transformando Sobradinho em referência no alimento. Apoio técnico na produção, pós-colheita e agregação de valor estão entre os aspectos que trabalhamos”, explica a engenheira agrônoma Loislene Rocha, do escritório da Emater-DF na cidade.

 

O encontro técnico, realizado em parceria com a Associação dos Produtores Rurais e Agricultores Familiares de Sobradinho (Aspraf) e a Embrapa, vai abordar aspectos como variedades da mandioca, prevenção de pragas, comercialização e legislação, além de uma mesa redonda com trocas de experiências entre os produtores. Haverá também demonstração de maquinários.

 

Durante o evento, o secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, deverá fazer a entrega de equipamentos que foram adquiridos pela Aspraf por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR – Social), modalidade de crédito da Secretaria de Agricultura.


Serviço
2º Encontro Técnico dos Produtores de Mandioca do Distrito Federal e Entorno
Sexta-feira, 02/10, a partir de 9h
Chácara Boa Esperança, Núcleo Rural Sobradinho I
Informações: Emater – Sobradinho. (61) 3591-5235

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br