Governo do Distrito Federal
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22/08/19 às 15h23 - Atualizado em 22/08/19 às 16h42

Sistema Agricultura debate importância da Ouvidoria para melhoria de serviços ao cidadão

Evento das ouvidorias do Sistema Agricultura foi realizado na manhã desta quinta-feira (22)

 

Para aperfeiçoar o atendimento ao cidadão, o Sistema Agricultura do Distrito Federal, composto por Emater, Secretaria de Agricultura e Ceasa, realizou na manhã desta quinta-feira (22) um evento de divulgação e aprimoramento dos serviços de Ouvidoria, Acesso à Informação e Cartas de Serviços dos órgãos. O objetivo do encontro foi discutir experiências dos órgãos de controle e propostas de melhoria dos serviços prestados à comunidade.

 

Na abertura, a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, ressaltou o compromisso da empresa com o cumprimento do dever constitucional de responder e prestar informações à sociedade. “A Emater, ao responder qualquer demanda, não faz distinção de tratamento em razão de origem, raça, sexo, cor ou idade, porque esta empresa sempre busca cumprir a Lei com celeridade e dentro do prazo legal”, afirmou.

 

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Em 2018, por meio da Ouvidoria, foram registrados  31 elogios à Emater e uma reclamação. Só neste ano, já foram contabilizados 40 elogios e três reclamações. “Tudo isso [os resultados positivos] só foi e está sendo possível graças ao esforço de cada um de vocês”, disse a presidente referindo-se ao comprometimento dos servidores no atendimento aos produtores rurais.

 

Presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, ressalta compromisso da empresa com o cidadão

 

A chefe da Assessoria Jurídica da Emater, Lorene Raquel de Souza, que também é autoridade de monitoramento da Lei de Acesso à Informação, afirmou que o encontro é uma oportunidade de aprimoramento de serviços aos cidadãos, seja ele agricultor ou não. “Ao responder uma demanda, o servidor fala em nome da instituição. Esse evento é importante para que a gente rememore nosso dever legal com a sociedade”, disse.

 

Boa gestão

Para José Reis, ouvidor-geral do Distrito Federal, para que dê retorno ao cidadão, ouvidoria e gestão devem se comunicar. “Projeto nenhum vai para frente sem o apoio da alta gestão. Neste governo, nós estamos tendo todo apoio”, afirmou. O presidente da Ceasa, Wilder Santos, disse que tem orientado o cidadão para que as reclamações, assim como os elogios do que têm dado certo, sejam registrados na Ouvidoria. “Essa é uma importante ferramenta de gestão.”

 

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Representando a Secretaria de Agricultura, o secretário-adjunto do órgão, Luciano Mendes, lembrou que, apesar de cada casa do Sistema Agricultura ter um ouvidor, os servidores acabam exercendo o papel por conta do serviço característico dos órgãos. “Os serviços da agricultura são de muita interação. Isso possibilita que a gente exerça, mesmo que informal, um papel de ouvidor, o que tem trago bons resultados e permite que a carga de ouvidor seja dividida com todo mundo.”

 

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, também presente no evento, falou sobre as demandas da Saúde e afirmou que tem trabalhado para resolver as reclamações que chegam pela ouvidoria. “A Saúde tem registrado uma quantidade de elogios que não é muito comum, mas a gente tem trabalhado muito com as críticas para levar respostas concretas à população, que são os pagadores de impostos e dos nossos salários”, afirmou. 

 

Nesta quinta, os servidores assistiram a uma palestra sobre Transparência Ativa desenvolvida pela Controladoria-Geral do Distrito Federal. Também houve a abertura da 3ª exposição dos serviços de Ouvidoria, que irá até o mês de setembro. Produtores da agricultura familiar também estão presentes, hoje e amanhã (sexta-feira, 23), expondo produtos artesanais. Nesta sexta, último dia do encontro, também serão ofertados produtos das associações rurais do DF.

 

Ouvidoria

A Ouvidoria receber denúncias, elogios e observações positivas ou negativas em relação aos servidores da empresa. As demandas recebidas são encaminhadas às áreas competentes para análise e resposta, conservando-se o seu sigilo. O serviço pode ser acionado por meio do telefone 162 e da internet pelo Sistema OUV-DF, constante no site www.ouvidoria.df.gov.br. Existe ainda a possibilidade do atendimento presencial e da utilização de urna.

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

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