Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/07/19 às 17h15 - Atualizado em 3/07/19 às 9h33

Sistema Agricultura apresenta balanço de ações executadas e metas prioritárias para área rural

O secretário Dilson Resende, o presidente da Ceasa, Wilder Santos, e a presidente da Emater, Denise Fonseca

 

Para expor as ações realizadas e alinhar as estratégias, o Sistema Agricultura do Distrito Federal, integrado pela Emater, Secretaria de Agricultura e Ceasa, realizou uma reunião de balanço dos trabalhos realizados nos primeiros seis meses de gestão, na manhã desta terça-feira (2). Na reunião, os servidores dos três órgãos fizeram apresentações sobre ações executadas, em andamento e também as que estão em fase de planejamento. 

 

“Essa reunião visa alinhar as políticas. Acho que a gente não tem aqui nenhuma área de sombreamento, tudo é complementar. A gente não precisa brigar por recurso, por espaço. A gente tem que estar um complementando o trabalho do outro”, ressaltou o secretário de Agricultura, Dilson Resende, ao falar sobre a importância do trabalho conjunto para concretização de ações na área rural.  

 

Ele também ponderou sobre o compromisso com a população do campo. “Questões como educação, saúde e segurança passam por nós também e nossa responsabilidade com a comunidade rural é muito grande. A gente tem que ter sempre isso em mente.”

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, lembrou que as medidas e ações elaboradas para área rural estão integradas com o planejamento do Governo do Distrito Federal, que também passam pelos eixos do desenvolvimento sustentável que a Organização das Nações Unidas apontou como prioritários. “A agricultura é desenvolvimento sustentável. Para isso, no cenário mundial e no Brasil, a gente precisa expandir a produção de alimentos, a preservação do meio ambiente e o acesso à água”, ressaltou.

 

Denise também falou sobre estratégias de gestão, as parcerias e convênios conquistados, os trabalhos realizados pelos técnicos da empresa e os desafios. “Como a Emater é uma empresa independente, nós precisamos captar recursos porque todas as nossas ações serão baseadas na captação dos recursos”, disse. Ela também apontou a responsabilidade de todos no engajamento das ações. “Todos nós queremos que esse governo dê certo, então cada um de nós tem que ter a sua própria responsabilidade”, afirmou.

 

Ações e desafios

 

O diretor-executivo, Antonio Dantas, apresenta ações da empresa durante a apresentação

 

Durante a reunião, foi realizado um panorama de todas as ações já realizadas, tanto em atuação externa para o produtor rural quanto para os servidores. Desafios como a regularização fundiária e questões conjuntas como a revisão das políticas públicas do Sistema Agricultura foram apontados durante o evento. Também foi realizado uma prestação de contas sobre recursos, gastos e aquisições pelo Fundo de Desenvolvimento Rural.

 

Programas voltados para o uso de energias renováveis, sucessão rural do jovem, saneamento rural, creche rural foram apresentados por servidores da Emater como metas de trabalho. 

 

“Nós, da Emater, temos plena consciência que nossas ações seriam muito menos efetivas se essa parceria entre Emater, Seagri e Ceasa não ocorresse. Assim a gente tem os melhores resultados possíveis para a população do Distrito Federal”, afirmou o diretor-executivo da Emater, Antonio Dantas, que também apresentou ações desenvolvidas pela empresa. Em seguida, os extensionistas Luciana Tiemann Barreto e Alberto Araújo falaram sobre gestão por resultados.

 

Alinhamento estratégico

Entre diversos programas, Cristina Lima, coordenadora de Gestão e Modernização da Emater-DF, falou sobre alinhamento estratégico e os eixos centrais do Sistema Agricultura, que são o econômico, social e meio ambiente. A coordenadora explicou que todas as unidades da Emater-DF estarão ampliando a oferta de serviços tecnológicos aos produtores rurais, com soluções como o programa de conectividade da área rural, que está disponibilizando internet de alta velocidade em áreas rurais.

 

Apresentação dos servidores da Emater, Ceasa e Seagri

 

Cristina também ressaltou prioridades como a ampliação de acesso e permanência dos agricultores nos canais de comercialização público e privado, uma complementação do trabalho da Seagri, no que diz respeito às compras institucionais. “Nós, da Emater, lá na extensão rural, no trabalho com os agricultores, vamos trabalhar para viabilizar e oportunizar que eles possam comercializar seus produtos por meio da qualificação dos agricultores”, explicou ela, que também ponderou que todos os trabalhos são realizados em conjunto com a Seagri e a Ceasa. 

 

Uma das missões, do mundo e do Governo do Distrito Federal, que também compete ao Sistema Agricultura é a redução das desigualdades com a geração de renda. “O Sistema Agricultura, dentro desses objetivos e iniciativas, vai compartilhar com o GDF toda a gestão”, disse. 

 

No âmbito do desenvolvimento econômico, a Ceasa-DF pretende aumentar em 25% a comercialização em toneladas de produtos hortigranjeiros. Braço do Sistema Agricultura, o órgão tem contribuído e pretende ampliar sua atuação no atendimento à pessoa em insegurança alimentar e nutricional por meio de iniciativas do Banco de Alimentos.

 

O presidente da Ceasa-DF, Wilder Santos, também apresentou os programas trabalhados pelo Banco de Alimentos, os serviços da Ceasa e as metas de comercialização e melhorias para os produtores da capital. “O grande desafio que eu tenho com os produtores, para os próximos seis meses, é organizar o varejão. Aumentar a quantidade de bancas, a quantidade de varejistas”, apontou.

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

 

 

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br