Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/12/16 às 12h42 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Sessão Solene na CLDF dá início às comemorações dos 52 da Secretaria de Agricultura

 

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou na manhã desta terça-feira (13) sessão solene em homenagem aos 52 anos da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF). A sessão foi proposta pelo deputado distrital Joe Valle (PDT) e contou com a presença de representantes do governo, representantes da sociedade civil organizada, servidores da pasta e agricultores.

 

Originalmente denominada Secretaria de Agricultura e Produção, a Seagri-DF foi criada em 10 de dezembro de 1964, por meio da Lei nº 4.545, publicada no Diário Oficial da União em 14 de dezembro de 1964, para trabalhar com a expansão econômica, agricultura, assistência ao agricultor, abastecimento, defesas sanitárias animal e vegetal e recursos naturais.

 

Na abertura da sessão, o deputado distrital Joe Valle destacou a importância e a contribuição do órgão no desenvolvimento da agricultura. “A Seagri é o lugar de amparo e referência no setor de desenvolvimento rural, econômico e ambiental sustentável do DF. Além de cuidar da fiscalização e inspeção animal e vegetal do que é produzido e distribuído”, ressaltou. O distrital ainda agradeceu o apoio de todos os deputados da casa quando precisou lutar pela permanência da Secretaria. “Quero que vocês saibam que todos os deputados são unânimes sobre a importância da Seagri, Emater e Ceasa para nossa cidade”.

 

O secretário de agricultura, José Guilherme Leal, agradeceu a homenagem e destacou o trabalho realizado por cada subsecretaria. “Temos que nos orgulhar da nossa história, do que foi construído. Além disso, temos também que olhar para frente e refletir no trabalho que estamos realizando na defesa agropecuária que é de extrema importância para a segurança alimentar da população, os avanços no desenvolvimento e abastecimento rural, a questão da regularização fundiária que é fundamental para os agricultores e o comprometimento com a agricultura familiar. Essa é a contribuição da Seagri para o desenvolvimento de Brasília e dos produtores”, disse.

A representante da sociedade civil e dos agricultores familiares, Maria do Socorro, parabenizou o Sistema de Agricultura. “Só temos o que agradecer. Vocês tem sido grandes parceiros nas questões das políticas públicas, com uma boa assistência técnica e extensão rural, e principalmente na luta da regularização fundiária rural que é o maior foco dos agricultores”, disse.

 

O servidor e vice-presidente da Associação dos Servidores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do DF, Alan José Queiroz, se disse orgulhoso de fazer parte da história da instituição. “Hoje festejamos esses 52 anos de muita luta e embate dos servidores da Seagri em prol do desenvolvimento da agricultura do DF, em especial da agricultura familiar. Destaco aqui o engajamento dos servidores na história e na defesa da agricultura, seja no fomento de produção, nos incentivos aos processos de agregação de valor, ou na qualificação da gestão em atender de forma prioritária os agricultores”, relatou.

 

O deputado distrital Lira (PHS) esteve presente durante a sessão solene e prometeu investir nas patrulhas agrícolas e também na manutenção e disposição dos caminhões pipas para ajudar a melhorar a prestação de serviço na área rural.

 

O presidente da Emater-DF, Argileu Martins, parabenizou os servidores da pasta. “A história da Seagri só existe por conta de vocês servidores. A dedicação de vocês é que faz que sejamos destaque na produção de morango, de soja, de ovos, de frango, de suínos, de orgânicos, destaque na sustentabilidade e na inovação tecnológica. Portanto, eu quero dá os parabéns para a Secretaria de Agricultura e os parabéns para os servidores que construíram esses 52 anos de história”, disse.

 

No fim da Sessão Solene foram entregues 52 certificados de honra ao mérito aos servidores da Secretaria de Agricultura pelos serviços prestados.

 

13.13.seagri

14.12.seagri.1.1

 

Patrícia Távora – Ascom/Seagri-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br