Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/08/18 às 14h55 - Atualizado em 29/10/18 às 15h03

Seminário discute produção de hortaliças leguminosas

 

O panorama e as tendências da cadeia produtiva de leguminosas no País foram discutidas durante o II Seminário sobre Hortaliças Leguminosas, realizado pela Embrapa Hortaliças em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), nesta quinta e sexta-feira (30 e 31).

 

O presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, acredita que “a participação da empresa em eventos desse tipo é importante para nos manter inseridos e atualizados sobre as temáticas apresentadas, bem como para prospectar demandas e analisar cenários”. Na abertura do evento, Roberto lembrou que, em 2016, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) instituiu o Ano Internacional das Leguminosas com objetivo de conscientizar sobre os benefícios nutricionais das leguminosas e importância na produção sustentável de alimentos. “A agricultura se pauta pelo consumo de alimentos. Há um processo de conscientização e busca por alimentação saudável e, ao incentivar o consumo, surge uma nova demanda para os agricultores. E cabe à Emater, em parceria com a Embrapa, apresentar aos produtores alternativas de cultivo dessas hortaliças leguminosas, capacitar e implementar unidades demonstrativas”, disse.

 

Para o secretário de Agricultura, Argileu Martins, o DF é privilegiado por ter uma série de centros de pesquisa da Embrapa, além de instituições como a Emater e Seagri, que atuam em parceria, fazendo com que a capital seja a vitrine do Brasil. “Eventos como esse são uma demonstração de que a Embrapa oferece respostas e oportunidades para o setor”.

 

Além da discussão sobre o cenário socioeconômico da produção de leguminosas, o evento contou com apresentação de novo material de grão-de-bico, a cultivar BRS Toro, visita a campo de experimentação e de produção de lentilha, ervilha verde e grão-de-bico.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br