Atuações conjuntas do Distrito Federal e Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e Entorno (Ride) foram discutidas na manhã desta quinta-feira (12), na AgroBrasília 2016, no seminário Diálogos para o Desenvolvimento: a agricultura do DF e Ride. Instituições governamentais do Distrito Federal e Goiás se reuniram com produtores e prefeitos para discutir propostas em três temas: Sistema Público de Assistência Técnica e Extensão Rural, Sistema Tributário e Sistema de Crédito e Fomento para a Agricultura do DF e Ride.
Para o secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, o desenvolvimento do setor deve ser pensado com os municípios vizinhos. “A assistência técnica integrada e a igualdade tributária são temas que interessam aos produtores e devem ser discutidos”, disse.
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, destacou a importância do desenvolvimento da economia de forma conjunta, lembrando da criação Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central – bloco econômico formado pelo Distrito Federal, os estados do Centro-Oeste, Tocantins e Rondônia. “O consórcio foi criado para dar sinergia para promover o desenvolvimento econômico desses estados”, falou.
Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater)
Um dos paineis tratou da importância da Ater para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do campo. O tema foi moderado por Leonardo Kalil, representante da Emater-MG, com apresentação feita pelo presidente da Emater-DF e da Asbraer, Argileu Martins, por Walter Bianchini, oficial de projetos da FAO no Brasil e pelo representante da Emater-GO, Antelmo Teixeira.
“A agricultura, de duas décadas para cá, passou a ter outros papeis, além do de produzir alimentos”, destacou Argileu Martins. Segundo ele, o setor está diretamente envolvido em questões ambientais, de dinamização da economia, de inclusão social, de distribuição de renda, de segurança alimentar e de manutenção e geração de ocupações a custo baixo. E os serviços de extensão rural lidam com todos esses aspectos.
Walter Bianchini destacou que “até 2012, quatro milhões de pessoas saíram da atividade agrícola para outros setores. Agora, com a crise urbana, muitos voltarão para a agricultura”. Ele falou ainda da necessidade de qualificar ainda mais os serviços de Ater com ferramentas de mensuração de resultados para reforçar ainda mais a necessidade de investimentos na área.
Sistema Tributário para a Agricultura no DF e na RIDE
Sobre o sistema tributário, participaram das discussões o representante de secretaria de Fazenda do DF, Hélio Sabino de Sá, e o representante da superintendência de fazenda de GO, Adonidio Neto Vieira, com moderação do secretário de Agricultura, José Guilherme Leal.
Sistema de Crédito e Fomento para a Agricultura do DF e Ride
Sobre o Sistema Tributário para a agricultura no DF, participaram das apresentações o presidente do BRB, Vasco Cunha, o gerente de agronegócio do Banco do Brasil, Hamilton Ruas e o superintendente da Sudeco, Cléber Ávila. Cada instituição apresentou os serviços de crédito disponíveis para o produtor.
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br