Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/05/15 às 9h48 - Atualizado em 29/10/18 às 11h24

Semana do Produtor reforça compromisso ambiental

 

Produtor consciente preserva o meio ambiente: esse é o tema da 26ª Semana do Produtor Rural, que acontece em Tabatinga (região administrativa de Planaltina). O evento começou no sábado (23) e vai até o próximo domingo (31). Atividades técnicas, programação cultural e muita interação são as principais atividades que movimentam esse núcleo rural, que produz grande parte das hortaliças, grãos, leite e derivados do Distrito Federal. A semana é organizada pela Associação Agropecuária de Tabatinga (Agrotab) e tem o apoio da Emater-DF.

 

Para o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal, o evento demonstra a integração entre os produtores, a comunidade e os órgãos do governo. “A disposição de todos aumenta nossa responsabilidade para trabalhar em prol do desenvolvimento da região”, pontuou. O secretário ressaltou ainda que o processo de regularização fundiária — uma das principais demandas dos empreendedores — está próximo de chegar a um desfecho, com a concessão de direito real de uso aos proprietários.

 

O presidente da Emater-DF, Argileu Martins, destacou o tema da Semana do Produtor. “Sabemos que é possível produzir alimentos preservando o meio ambiente. E a parceria da empresa com os agricultores da região tem demonstrado isso de forma bastante clara”, comemorou. “O planejamento e a prudência dos produtores, em conjunto com o trabalho dos nossos técnicos, tem colaborado para elevar os índices de produtividade da região”, acrescentou Argileu.

 

Homenagem — Durante a abertura da Semana, foi realizada uma homengem à extensionista Maria José de Matos, a Mazé, que morreu em dezembro de 2014. A servidora da Emater-DF atuou por muitos anos na empresa e ficou no escritório de Tabatinga por sete anos, com um forte trabalho social, voltado principalmente para as mulheres, idosos e jovens. A homenagem, feita pela presidente da Associação dos Produtores do Núcleo Rural Barra Alta (Aproalta), Estela Barreto, e pelo produtor Ismael Falqueto, foi recebida por familiares de Mazé.

 

Programação — No decorrer desta semana, as atividades têm um caráter mais técnico, com destaque para o Dia Especial de Saúde, promovido pela Emater-DF na quarta-feira (27). Na ocasião, técnicos da empresa darão orientações sobre o correto manejo de agrotóxicos e uma equipe da Secretaria de Saúde realizará exames de pele e de sangue nos trabalhadores. O objetivo é detectar possíveis alterações decorrentes do uso de insumos. Caso algum agricultor apresente ocorrências, é encaminhado para tratamento na rede pública.

 

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br