Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/05/18 às 14h39 - Atualizado em 29/10/18 às 11h45

Semana do Produtor promove integração entre a comunidade

 

Prevenção a acidentes com animais peçonhentos, coleta de embalagens de insumos, palestra sobre floricultura e ações sociais marcam a programação do evento no núcleo rural Tabatinga

 

Lacraias, lagartas, aranhas, escorpiões e cobras: esses são os principais animais peçonhentos que habitam as zonas rurais no Distrito Federal. Para diminuir os riscos de ataques, a arma mais eficaz é a prevenção: manter o ambiente limpo, não acumular lixo e entulho, guardar objetos, roupas e materiais em locais fechados e permanecer sempre atento. Essas foram as principais orientações repassadas pelo enfermeiro Dione Alves Mendes, da Unidade Básica de Saúde 14, no núcleo rural Tabatinga (região administrativa de Planaltina), durante a palestra sobre prevenção de acidentes com animais peçonhentos, na manhã desta quarta-feira (23). A atividade faz parte da 29ª Semana do Produtor Rural e reuniu cerca de 170 estudantes do Centro Educacional Várzeas, localizado na comunidade rural.

 

Segundo Dione, o que mais atrai os bichos são os “quatro A”: abrigo, acesso, água e alimento — daí a importância de se manter a limpeza nas casas e propriedades. Durante a palestra, o enfermeiro apresentou as principais espécies de aranhas, cobras e escorpiões encontrados na região e quais são as providências a serem tomadas em caso de acidentes. “Graças ao esforço conjunto dos vários órgãos do governo na comunidade, temos visto as ocorrências diminuírem bastante nos últimos anos, não só de ataques de animais venenosos, como de doenças causadas por outros vetores. Desde 2016, por exemplo, não registramos nenhum caso de dengue”, exemplifica.

 

Um dos exemplos das ações a que Dione se refere são os mutirões de limpeza promovidos pela Emater-DF, em pareceria com as secretarias de Agricultura, Saúde e Educação, além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). As atividades são feitas uma vez por ano de forma mais intensa. Visitas mensais são realizadas nas chácaras. “Fazemos o manejo dos resíduos, o que inclui a limpeza e as orientações. Isso tem promovido uma mudança nos hábitos dos moradores”, comemora Dione.

 

Coleta de embalagens — Ainda na quarta-feira pela manhã, a Emater-DF realizou a campanha de coleta de recipientes de agrotóxicos. Num trabalho conjunto com a Associação das Empresas do Agronegócio (Aeagro), foram recolhidos frascos de vários tamanhos, num total de 14 mil litros. As embalagens foram encaminhadas ao posto de recolhimento localizado no núcleo rural PAD-DF, onde serão reaproveitadas para a confecção de tubos para esgoto, cruzetas de poste de transmissão de energia, embalagens para óleo lubrificante, caixas de bateria de automóveis e outros materiais com pouco ou nenhum contato humano — todos aprovados pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev).

 

2305 coleta_embalagens_tabatinga

 

A Emater-DF orienta os produtores sobre o correto uso do produto, com especial atenção aos recipientes vazios, que devem ser lavados três vezes, furados e guardados em local trancado antes de serem devolvidos. Cada escritório da empresa realiza pelo menos uma campanha de coleta por ano, além de promover cursos e oficinas sobre a utilização adequada dos insumos.

 

Bingo — No período da tarde, o grupo de idosos participou de um bingo, com prêmios como cuias de chimarrão e vasos de flores, oferecidos pela Associação Agropecuária de Tabatinga (Agrotab). Segundo a economista doméstica Sedma Queiroz, da Emater-DF, a atividade visa promover a integração entre os participantes do grupo. “É uma forma que encontramos de valorizar os pioneiros da região e proporcionar bem-estar nesse momento tão especial da vida deles”, observa a extensionista.

 

2305 bingo_idosos_tabatinga

 

Em seguida, o grupo assistiu a uma oficina sobre cuidados com orquídeas, apresentado pelo floricultor João Batista. Técnicas de conservação e manejo foram os temas abordados. Além de todas as atividades, integrantes da Casa do Ceará realizaram mais de vinte cortes de cabelo de moradores do núcleo rural.

A 29ª Semana do Produtor Rural termina no próximo domingo (27), com o tradicional churrasco para toda a comunidade.

 

2305 oficina_orqudeas_tabatinga

2305 tabatinga_corte_de_cabelo

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br