Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/10/19 às 9h38 - Atualizado em 17/10/19 às 16h55

Semana do Produtor do Gama é aberta com entrega de documento de regularização de terras

Abertura do evento ocorreu no Núcleo Rural Casa Grande, na manhã dessa quarta-feira (16)

 

Mais de 150 pessoas, entre produtores e autoridades, participaram da abertura da 1ª Semana do Produtor Rural do Gama. O evento, que tem o objetivo de promover a integração entre os agricultores e suas famílias, conta com diversas atividades gratuitas. A solenidade de abertura, realizada na manhã desta quarta-feira (16), foi marcada por notícias boas, como a regularização de parte das propriedades do Núcleo Rural Casa Grande.

 

A semana do produtor é um evento realizado por meio de parcerias entre a Emater-DF, a Administração Regional do Gama e a Associação dos Proprietários e Produtores do Núcleo Rural Casa Grande. Até sábado (19) serão realizadas diversas atividades gratuitas e abertas a produtores da região. Um café da manhã foi servido ao público presente na abertura.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, e o diretor-executivo da empresa, Antonio Dantas, participaram do evento. Em seu discurso, Denise agradeceu os parceiros da organização e ressaltou os valores da região. “Aqui se produz muito, se produz hortaliças, aves, suínos, leite. Esse é um núcleo rural importantíssimo. Aqui também existe uma gente maravilhosa, que trabalha duro para conseguir tirar dinheiro do campo”, afirmou. Na solenidade, Denise homenageou a presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural e Sustentável do Gama, Maria José Ribeiro Alves.

 

Semana do Produtor da Ceilândia aborda rastreabilidade e energia solar

Emater-DF promove Semana do Produtor Rural no Gama; veja programação

 

 

Leonardo Mundim assinou o documento de legalização de posse durante a solenidade

 

O presidente honorário da Associação dos Proprietários e Produtores do Núcleo Rural Casa Grande, professor Aníbal Coelho, 88 anos, foi o primeiro a receber o documento de regularização das terras pelas mãos do diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap, Leonardo Mundim.

 

“Chegamos até aqui porque tivemos muita gente que nos deu a mão. Eu quero agradecer a Deus e depois aos nossos companheiros que são muito importantes, porque em Casa Grande o projeto é coletivo, não é individual. Individualmente nós não podemos fazer nada, mas em conjunto podemos fazer muito. Eu tô muito feliz”, ressaltou o professor.

 

Aproximadamente 90 famílias no Núcleo Rural Casa Grande, localizado na Fazenda Ponte Alta, receberam os Termos de Transação Judicial, que conferem a legitimidade de posse aos moradores da região, após quatro décadas de ocupação. Ao todo, 215 hectares foram regularizados. A maioria dos imóveis possui 2 hectares. 

 

Segundo Leonardo Mundim, que esteve no evento representando o governador do DF, Ibaneis Rocha, com esse documento, as pessoas não serão mais retiradas de suas terras. “Isso já é a regularização da ocupação. Agora, o procedimento será operacionalizado junto à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural”, explicou o diretor.

 

O evento contou com diversas autoridades e foi realizado no Núcleo Rural Casa Grande

 

O diretor da Associação dos Proprietários e Produtores do Núcleo Rural Casa Grande, Jacinto Rodrigues, destacou a importância da associação na região e a atuação da Emater-DF e da Secretaria de Agricultura. “Nós temos pessoas específicas que muito colaboraram para que esse momento se realizasse”, apontou, ao falar também sobre a doação de um lote da Terracap para a Secretaria de Educação, para construção de uma escola na região. A associação existe desde 1982.

 

Garantia de produção

“A garantia da terra é a garantia para o produtor produzir, buscar recursos. A gente sabe o quanto isso é importante para garantir a segurança de vocês, a estabilidade. Estou muito feliz de estar aqui hoje prestigiando esse momento”, ressaltou o  superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Distrito Federal (SFA-DF), William Barbosa, ao mencionar a regularização fundiária que está sendo realizada na região.

 

O administrador do Gama contou como surgiu a ideia da 1ª Semana do Produtor Rural do Gama e agradeceu as parcerias que viabilizaram a realização do evento. O secretário-executivo da Secretaria de Agricultura, Luciano Mendes, lembrou que a semana do produtor no Gama também é uma grande oportunidade para discutir a questão da alimentação. Aproveitou a oportunidade e disse que a agricultura familiar tem a oportunidade de entregar produtos para órgãos públicos.

 

“Temos que comprar dos produtores no mínimo 30% de alimentos da agricultura familiar para as escolas. O DF é a primeira unidade do Brasil que superou isso e hoje estamos chegando próximo de 50%. Isso é uma vitória da Secretaria de Educação, é uma vitória da Emater, que bate na porta dos produtores e os chama para participar, é uma vitória das associações e das cooperativas que se organizam para participar desse processo”, apontou.

 

Leonardo Mundim participou do evento representando o governador Ibaneis Rocha

 

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO:

 

16/10 (quarta): Curso de Brigadeiro Gourmet
Horário: 13h30
Local: Sede da APNRCG

 

16 e 17/10 (quarta e quinta): Curso de Piscicultura Básica
Horário: 8h
Local: Granja do Ipê – Setor de Mansões Park Way, Estrada Parque do Ipê – entrada pela Quadra 26

17/10 (quinta): Palestra – Produção de Morangos
Horário: 13h30
Local: Emater-DF / Gama – Quadra 1, AE 1- Gama Norte

 

18/10 (sexta): Dia Especial – Produção de Abacate
Horário: 8h
Local: Núcleo Rural Vargem da Bênção – BR-060, entre Samambaia e o Recanto das Emas

 

19/10 (sábado): Leilão de Gado Bovino
Horário: 9h
Local: Embrapa CTZL (Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas com Aptidão Leiteira) – DF-180, km64, Recanto das Emas-DF

 

Serviço
1ª Semana do Produtor Rural
de 16/10 a 19/10 (quarta a sábado)
Informações e inscrições:
Emater-DF – Gama: (61) 3556-5223 e 3484-6723
gama@emater.df.gov.br
Acesso livre

 

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br